Parcelado ou à vista? Veja quais as vantagens e desvantagens de cada forma de pagamento

Foto: Reprodução

Publicidade

O cartão de crédito está entre as formas mais usadas pelo brasileiro na hora das compras. Mas é também o responsável pelo endividamento para 86,6% das famílias brasileiras, aponta pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic).

Por isso, saber as vantagens e desvantagens de cada forma de pagamento da compra pode ser fundamental.

O pagamento à vista, seja via PIX ou em dinheiro, é uma das formas mais recomendadas por especialistas financeiros para evitar gastar além do orçamento. Isso porque o dinheiro sai das mãos (ou da conta) do consumidor instantaneamente – e evita surpresas no final do mês.

Cabe no orçamento?

Segundo Joelson Sampaio, economista da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no entanto, antes de optar por qualquer outra forma de pagamento, é importante verificar se realmente o novo gasto cabe no orçamento.

Veja as dicas de Sampaio:

  • Verifique as condições financeiras: faça a soma de todos os gastos do mês e veja se o valor pago à vista poderá desfalcar o orçamento mensal das contas.
  • Controle financeiro: ao optar pelo pagamento à vista, é possível ter maior controle financeiro, pois será preciso juntar dinheiro suficiente para obter o produto desejado. Assim, é possível monitorar melhor as entradas e saídas do dinheiro.
  • Planejamento financeiro: sabendo a quantia gasta no mês e qual o valor do produto desejado, fica mais fácil se organizar para juntar o valor necessário.

g1 também conversou com Luiz Rabi, economista sênior na Serasa Experian, sobre o assunto, e ele deu mais uma dica aos consumidores na hora de fazer novos gastos a prazo:

“A soma de todas as despesas parceladas não pode passar de 20% da renda familiar, pois esse será o primeiro sinal da chegada da inadimplência”, diz economista.

 

Quais as vantagens do pagamento à vista e parcelado?

À vista:

  • comprar o produto desejado sem comprometer o orçamento por um longo período
  • possibilidade de conseguir um desconto ou uma renegociação do valor.

Parcelado:

  • ideal para grandes compras, que normalmente são difíceis de adquirir à vista,

“A compra no parcelado poder acomodar um orçamento e proporcionar a aquisição de coisas maiores, algo que à vista seria mais difícil, como uma casa ou um carro”, afirma Sampaio.

E as desvantagens?

À vista:

  • pode adiar a compra, pois será preciso um período para acumular o valor necessário.
  • ficar sem dinheiro para outros gastos após a compra

Parcelado:

  • compromete sua renda por um determinado tempo
  • caso tenha juros, o consumidor vai pagar mais do que na compra à vista

Independente da forma de pagamento, o mais importante é que o consumidor tenha um controle sobre seus gastos – caso contrário pode entrar em uma bola de neve de dívidas.

Publicidade

Leia também