Esgotamento sanitário do Crato será ampliado em quase 50% nos próximos 2 anos

Publicidade

A transição do sistema de esgotamento sanitário da cidade do Crato, ocorreu nesta segunda-feira, 1º, durante solenidade no salão de eventos do Kariris Blue Tower. O serviço era operado antes pela SAAEC. Com isso, a Ambiental Crato será a concessionária que passará a investir na ampliação da rede de coleta e tratamento de esgoto pelos próximos 35 anos, conforme prazo contratual, e tem como meta inicial o percentual de 50% da população, com acesso aos serviços já nos próximos dois anos.

Na oportunidade, o prefeito municipal, Zé Ailton Brasil, destacou a importância desse momento, considerando como um marco na história da cidade. Zé Ailton aproveitou para esclarecer com relação às funções da SAAEC e da Ambiental Crato no sistema de saneamento básico. “A SAAEC continuará com o abastecimento de água, a Ambiental Crato ficará responsável pelo esgotamento sanitário e o relacionamento com o cliente”, ressaltou o Prefeito.

Ele ressaltou o caráter da concessão e que o serviço voltado ao esgotamento será realizado, dentro de um processo de investimentos, que trará muitos benefícios para a cidade do Crato, inclusive para o saneamento básico e a saúde da população, dentro de um processo pioneiro, em que o Crato sai na frente em todo o Nordeste com o Marco Regulatório. Na ocasião, o vice-prefeito ressaltou o trabalho desenvolvido pelos funcionários da SAAEC, por todos esses anos, e que merece todo o reconhecimento.

O presidente da SAAEC, Yarley Brito, relatou o processo iniciado há 3 anos, que contou com a assessoria da Caixa Econômica Federal e do Ministério do Desenvolvimento Regional, e passou por uma série de audiências públicas para que fosse encaminhada para aprovação da câmara de vereadores.

Estiveram presentes, o vice-prefeito, André Barreto, secretários da administração pública municipal, representantes da Ambiental Crato, Secretários Municipais, imprensa local e representantes da sociedade.

Publicidade

Leia também