Em Barbalha, governadora Izolda Cela entrega Praça Mais Infância

Publicidade

Na oportunidade, foi assinada a ordem de serviço para construção do Mercado Público 
No aniversário de 176 anos de Barbalha, a população barbalhense recebeu um novo espaço para o lazer e a convivência comunitária. A governadora Izolda Cela entregou, no fim da tarde desta quarta-feira (17), uma Praça Mais Infância, instalada no bairro Alto do Rosário. A governadora estava acompanhada da secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Onélia Santana; da secretária da Educação do Ceará, Eliana Estrela; do superintendente de Obras Públicas, Quintino Vieira; do prefeito Guilherme Saraiva, e demais autoridades.

Izolda Cela destacou que a Praça, que integra o Programa Mais Infância Ceará, transforma a cidade em um lugar mais acolhedor para as crianças. “A Praça Mais Infância faz parte de um conjunto de obras voltadas para melhorar a vida das crianças. Isso faz com que o ambiente da cidade seja favorável para as crianças, porque elas precisam de um lugar saudável para brincar e se divertir”, afirmou.

O local dispõe de parque infantil, com playground com piso emborrachado anti-impacto, anti-derrapante e drenante, academia ao ar livre, quadra poliesportiva, bicicletário, além de áreas de apoio, com fraldário para bebês, banheiros masculino e feminino, salas de administração e almoxarifado.

Onélia Santana explicou que os espaços do Programa Mais Infância são idealizados para atender toda a família. “A Praça, por exemplo, é pensada para o desenvolvimento integral das crianças, mas também é um espaço de lazer da família. Barbalha também conta com o Complexo Mais Infância, que reúne lazer, arte e cultura para quem deseja se engajar e se qualificar profissionalmente”, citou.

Já academia ao ar livre conta com 12 equipamentos: simuladores de bicicleta, de esqui e de caminhada individual, alongador de três alturas, twist lateral duplo, multi-exercitador de funções, simulador de cavalgada, rotatória diagonal dupla, estação para pessoas com deficiência e placas de orientação.

Cícera Mendonça, 33, mora e trabalha no Alto do Rosário, bem próximo ao equipamento que, segunda ela, também traz desenvolvimento. “É muito bom para o divertimento das crianças. Eu e minha tia vamos usar a academia. E sei que também traz desenvolvimento para nossa rua, nossa comunidade”, disse.

O investimento foi de R$ 1.090.224,83, com recursos do Tesouro Estadual. O terreno foi cedido pela Prefeitura Municipal, que fica responsável pela manutenção do equipamento. “É um momento de celebração. Esse equipamento vai ajudar muito esse bairro, que antes era esquecido. Aqui, já tem um CEI e uma Areninha”, ressaltou o prefeito Guilherme Saraiva.

Na oportunidade, a governadora também assinou a ordem de serviço para a construção  do Mercado Público de Barbalha. A obra, que será supervisionada pela Superintendência de Obras Públicas (SOP), terá investimento de R$ 28.896.455,56.

“Vai ficar um equipamento lindo, para os permissionários comercializarem seus produtos. Um mercado bacana também é um ponto turístico para as cidades. Os visitantes procuram esse local”, pontuou Izolda Cela.

O projeto prevê a construção de edifício com quatro pavimentos e subsolo; área comercial com 12 lojas e 262 boxes; banheiros públicos masculinos e femininos; dois elevadores para acessibilidade; cisternas para aproveitamento de águas pluviais; e estacionamento.

Mais cedo, a governadora visitou obras executadas pelo Estado, por meio da SOP, na Região do Cariri. Na cidade do Crato, Izolda Cela vistoriou a construção de um Centro de Educação Infantil, no bairro do Alto da Penha. Já em Barbalha, a obra visitada foi a da urbanização do monumento de Santo Antônio, incluindo a estrada que dá acesso à estátua.

Publicidade

Leia também