Cinco pessoas da mesma família estão com suspeita de varíola dos macacos em Jati

Publicidade

O estado tem ainda cinco casos confirmados e 100 em investigação. Em Jati, uma mãe e quatro filhos estão sob observação.

Uma família em Jati, no interior do Ceará, tem cinco pessoas com suspeita da infecção de varíola dos macacos. Na mesma casa, uma mãe e quatro filhos estão em observação; as crianças têm idades entre seis e 11 anos. A informação foi repassada pela Secretaria da Saúde estadual (Sesa), que confirmou ainda o quinto paciente infectado.

Segundo a Sesa, o Ceará tem 157 casos notificados de monkeypox (varíola do macaco). Destes, 52 foram descartados laboratorialmente. Cinco pacientes tiveram confirmação para a doença, sendo quatro residentes de Fortaleza e um do município de Russas, com idades entre 26 e 43 anos.

Entre os 100 casos em investigação, 99 são residentes do Ceará, dos municípios de:

Acaraú (1)

Ararendá (3)

Banabuiú (1)

Brejo Santo (2)

Caridade (1)

Caririaçu (1)

Cascavel (4)

Caucaia (2)

Crato (9)

Farias Brito (1)

Fortaleza (36)

Fortim (1)

Guaraciaba do Norte (1)

Icapuí (1)

Iguatu (1)

Irauçuba (1)

Itapipoca (1)

Jaguaruana (2)

Jati (5)

Juazeiro do Norte (4)

Maracanaú (4)

Milhã (1)

Pacajus (1)

Pacatuba (1)

Pedra Branca (1)

Pereiro (1)

Russas (2)

São Gonçalo do Amarante (1)

Sobral (6)

Tamboril (2)

Tejuçuoca (1).

 

O outro suspeito é um viajante do estado de São Paulo. O perfil dos pacientes em investigação tem faixas etárias entre 4 e 75 anos, sendo 55 homens e 45 mulheres.

A Sesa garantiu que, em todas as notificações, foram aplicadas as medidas recomendadas, como isolamento, busca ativa de contatos e coleta de material para exames laboratoriais para elucidação do caso e para diagnóstico diferencial para outras doenças, que estão em processamento.

O órgão estadual disse ainda que tem monitorado o cenário junto às Vigilâncias em Saúde dos Municípios, realizando publicação periódica de notas técnicas atualizadas sobre a monkeypox.

Publicidade

Leia também