A pré-candidata ao Governo do Ceará pelo Psol, Adelita Monteiro, declinou da disputa e anunciou apoio à candidatura de Elmano de Freitas (PT). A desistência foi anunciada na noite desta quarta-feira, 3, por meio das redes sociais. Ao mesmo tempo, ela comunicou que se candidatará à Câmara Federal.
A retirada da candidatura ao Abolição, segundo Adelita, foi um pedido direto do ex-presidente Lula. O objetivo, ela diz, é fortalecer as esquerdas no Ceará. “A pedido do presidente Lula, em diálogo com os movimentos sociais e lideranças partidárias, decidi aderir à unidade que reúne as esquerdas e partidos progressistas do Ceará”, ressaltou.
Adelita disse que esteve com Lula e sua equipe em duas oportunidades. A primeira no sábado, 30 de julho, após a convenção do Partido dos Trabalhadores (PT), e a segunda na última terça, 2, em Campina Grande, na Paraíba. “Em ambas as oportunidades, Lula reforçou a necessidade de unificar o palanque no Ceará e construir uma grande frente para as eleições”, justificou Adelita.
“Nesses encontros com ele, fui convencida de que minha contribuição na Câmara Federal é de suma importância para o projeto popular que o presidente Lula está construindo. Minha responsabilidade é com o povo cearense e, por isso, trabalharei dia e noite para derrotar o bolsonarismo e eleger Lula Presidente, Elmano Governador e Camilo Senador”, encerrou a psolista.