Secretário atende convocação da Câmara e esclarece contratos com empresas investigadas por fraude a licitação

Foto: Reprodução

Publicidade

O secretário municipal de Infraestrutura, José Maria Pontes, atendeu à convocação da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte e foi sabatinado por parlamentares na sessão ordinária desta quinta-feira (30). Pontes foi convocado pelo presidente Darlan Lobo e prestou esclarecimentos acerca de contratos firmados entre a gestão municipal e empresas investigadas por fraude a licitação.

Na sessão ordinária do dia 21 de junho, a Câmara recebeu um documento enviado pelo secretário justificando os contratos com as empresas Coral, Cosampa e Werton Engenharia. Naquela ocasião, o presidente do Legislativo classificou a correspondência como uma ‘defesa’ das empresas, que são citadas em inquérito policial.

Durante a sabatina desta quinta, Pontes esclareceu que não teve a intenção de proteger, tampouco de atacar qualquer empresa, mas de garantir que os contratos sejam executados. Ele acrescentou ainda que os contratos foram mantidos pois não há “meios administrativos para suspender ou encerrar ou qualquer tipo de ação dentro dos contratos que fazem parte do inquérito policial em andamento”.

“Não estamos em nenhum momento seja para proteger, seja para atacar nenhuma empresa contratada ou não da Prefeitura de Juazeiro do Norte. O nosso principal foco é garantir que os contratos sejam cumpridos. Não havendo cumprimento do contrato, buscar entender e solucionar através de processo administrativo e dar solução adequada a cada caso”, esclareceu.

Autor da convocação, o presidente Darlan Lobo dirigiu perguntas ao secretário. A primeira se o secretário tem conhecimento de algum envolvimento do presidente do legislativo com servidores da Seinfra ou com as empresas investigadas. Em seguida, questionou se eles já negociaram algum tipo de favorecimento. Pontes respondeu “não” para as duas perguntas.

“Quando a gente faz essa pergunta estamos tentando mostrar à população o não envolvimento da gente. Então a pessoa mais indicada [para confirmar isso] é o secretário, que hoje paga milhões a Coral, a Cosampa e a Werton Engenharia. Se eu tivesse algum envolvimento, algum indício, ele iria apontar”, explicou o presidente Darlan Lobo.

Satisfeito com as respostas, Darlan ainda aconselhou o titular da Seinfra: “Suspenda os serviços, suspenda os pagamentos [às empresas investigadas], porque o senhor é sabedor de ponto a ponto do que está acontecendo, de quem realmente fez e os verdadeiros culpados vão aparecer aos poucos”, afirmou.

Publicidade

Leia também