Retorno da Vaquejada de Missão Velha reúne multidão

Publicidade

A volta da tradicional Vaquejada de Missão Velha reuniu grande público neste último fim de semana. A 53ª edição do evento teve início na quinta feira (30) no parque Valdemiro Dantas – “ O DANTÃO “. À noite foi realizado a escolha da Rainha da Vaquejada 2022 coroando a representante do distrito de Jamacaru, Ricaelle Amgelim. Na oportunidade foi eleita a Rainha do Município, Teresa Clara e a Rainha da Secult, Ana Caroline.

Na sexta feira (1º) aconteceu a abertura oficial do evento, que já é tradição no município e tem reunido anualmente vaqueiros de todas as Regiões. A Vaquejada se estendeu até o domingo (3) com a disputa final.

A cultura da vaqueja é a tradição mais representativa do município. Pensando nisso a gestão do prefeito, Rosemberg Macedo (Dr.Lorim), apoiou o evento mantendo a tradição e a segurança para os visitantes e a população.

“A vaquejada é uma paixão de nossa cidade e toda a população se envolve no evento. Quem é nordestino tem um grande amor por vaquejada, por essa cultura que reúne pessoas de vários lugares em uma competição e compartilham diversos costumes e tradições”, disse o prefeito.

O desfile contou com uma comissão de frente com apresentação teatral repleta de encanto e emoção que representou o universo fantástico dos vaqueiros.

Uma ala de representações da cultura nordetina saúdam a vaqueirama com destaque às ex-rainhas da vaquejada trazendo, como principal destaque, a rainha eleita na vaquejada 2022. Esta ala contou ainda com a presença de Tota Brás, 90 anos, primeira mulher vaqueira do município de Missão Velha. Tota desfilou de cadeira de rodas, representando o empoderamento feminino.

A imagem da Nossa Senhora Aparecida, patrona dos vaqueiros, veio acompanhada de crianças, numa ala representando a fé e esperança dos missaovelhenses.

Um grande bloco composto por cerca de 100 servidores público abrilhantou o desfile, acompanhado pelo prefeito Dr. Lorim, que veio vestido com um Gibão, confeccionado pela fibra da banana, representando o principal produto que movimenta a economia do município.

O desfile foi encerrado com uma mensagem de boas vindas à vaqueirama pelo prefeito municipal, finalizando com a turma da limpeza pública que deu um show de alegria, preparando a cidade para os próximos dias de festejo da maior vaquejada do interior do Ceará.

O percurso contou com 4 palcos distribuídos em pontos estratégicos com sanfoneiros. O desfile finalizou em frente ao Dantão onde aconteceu a tradicional missa do Vaqueiro. “Foram dias de ensaio, de cálculos e de muita técnica… apostamos em tecnologia e isso não depende da força humana, tem seus riscos, mas São José foi generoso e nos coroou com uma perfeição de desfile. “ diz Manoel Filho, secretário de comunicação e diretor geral do desfile do vaqueiro.

A 53ª vaquejada contou com uma vasta programação de show. A entrada no parque foi condicionada a 1kg de alimento não perecível (opcional). Os alimentos arrecadados serão doados para as famílias em situação de insegurança alimentar acompanhadas pela rede sócioassistencial do município.

Publicidade

Leia também

TV News Cariri

Publicidade

F26EC653-FCA2-4183-91C6-E06F383E3C8C
25AFD2D6-B201-4EB9-AB79-497BD30A6E8B

Contatos:

E-mail : nnewscariri@gmail.com

Últimas