Retorno da Vaquejada de Missão Velha reúne multidão

Publicidade

A volta da tradicional Vaquejada de Missão Velha reuniu grande público neste último fim de semana. A 53ª edição do evento teve início na quinta feira (30) no parque Valdemiro Dantas – “ O DANTÃO “. À noite foi realizado a escolha da Rainha da Vaquejada 2022 coroando a representante do distrito de Jamacaru, Ricaelle Amgelim. Na oportunidade foi eleita a Rainha do Município, Teresa Clara e a Rainha da Secult, Ana Caroline.

Na sexta feira (1º) aconteceu a abertura oficial do evento, que já é tradição no município e tem reunido anualmente vaqueiros de todas as Regiões. A Vaquejada se estendeu até o domingo (3) com a disputa final.

A cultura da vaqueja é a tradição mais representativa do município. Pensando nisso a gestão do prefeito, Rosemberg Macedo (Dr.Lorim), apoiou o evento mantendo a tradição e a segurança para os visitantes e a população.

“A vaquejada é uma paixão de nossa cidade e toda a população se envolve no evento. Quem é nordestino tem um grande amor por vaquejada, por essa cultura que reúne pessoas de vários lugares em uma competição e compartilham diversos costumes e tradições”, disse o prefeito.

O desfile contou com uma comissão de frente com apresentação teatral repleta de encanto e emoção que representou o universo fantástico dos vaqueiros.

Uma ala de representações da cultura nordetina saúdam a vaqueirama com destaque às ex-rainhas da vaquejada trazendo, como principal destaque, a rainha eleita na vaquejada 2022. Esta ala contou ainda com a presença de Tota Brás, 90 anos, primeira mulher vaqueira do município de Missão Velha. Tota desfilou de cadeira de rodas, representando o empoderamento feminino.

A imagem da Nossa Senhora Aparecida, patrona dos vaqueiros, veio acompanhada de crianças, numa ala representando a fé e esperança dos missaovelhenses.

Um grande bloco composto por cerca de 100 servidores público abrilhantou o desfile, acompanhado pelo prefeito Dr. Lorim, que veio vestido com um Gibão, confeccionado pela fibra da banana, representando o principal produto que movimenta a economia do município.

O desfile foi encerrado com uma mensagem de boas vindas à vaqueirama pelo prefeito municipal, finalizando com a turma da limpeza pública que deu um show de alegria, preparando a cidade para os próximos dias de festejo da maior vaquejada do interior do Ceará.

O percurso contou com 4 palcos distribuídos em pontos estratégicos com sanfoneiros. O desfile finalizou em frente ao Dantão onde aconteceu a tradicional missa do Vaqueiro. “Foram dias de ensaio, de cálculos e de muita técnica… apostamos em tecnologia e isso não depende da força humana, tem seus riscos, mas São José foi generoso e nos coroou com uma perfeição de desfile. “ diz Manoel Filho, secretário de comunicação e diretor geral do desfile do vaqueiro.

A 53ª vaquejada contou com uma vasta programação de show. A entrada no parque foi condicionada a 1kg de alimento não perecível (opcional). Os alimentos arrecadados serão doados para as famílias em situação de insegurança alimentar acompanhadas pela rede sócioassistencial do município.

Publicidade

Leia também