Empresas do Cariri são contempladas com linha de crédito do BNB para instalação de energia solar

Publicidade

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

Empresários do Cariri aproveitam a presença do stand do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) na Expocrato 2022 para celebrar acordos no âmbito do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). Por meio do programa de fomento ao crédito, várias empresas da região foram beneficiadas com recursos provenientes de uma linha de financiamento voltada para a instalação de sistemas de energia fotovoltaica.

O projeto, chamado de FNE Sol, é destinado a empreendimentos de todos os setores, além de produtores rurais, cooperativas e associações. A depender do acordo de adesão, o banco garante financiamento de até 100% do valor do sistema fotovoltaico, considerando variáveis como porte do cliente, localização da empresa e garantias prestadas.

Entre as empresas contempladas com a linha de crédito no Cariri está a Cerâmica NR, localizada no Crato. De acordo com o proprietário do empreendimento Neudes Sampaio, a instalação do sistema permitirá produção de cerca de 90.000 kwh/h por mês. Com isso, ele projeta redução nos custos operacionais da empresa e, consequentemente, maior possibilidade de geração de empregos. “Quando você tem diminuição nos custos, agrega valor para contratar mais gente e aumentar a produção”, projeta.

O empresário ainda destaca que com a energia solar, as incertezas sobre os gastos diminuem. “Esperamos ficar totalmente independentes da fornecedora, porque é um absurdo esses aumentos constantes nas tarifas”, disse, citando como exemplo a variação dos percentuais de cobranças extras causada pelo sistema de bandeiras (vermelha e amarela).

A implantação do sistema ficará sob a responsabilidade da empresa EH SOLAR, com sede em Juazeiro do Norte, de propriedade do empresário Henrique Granjeiro, já reconhecido pela expertise no setor de energia solar do Cariri.

Com a ampliação do FNE Sol no Cariri, o BNB espera investir fomentar ainda mais o crescimento industrial da região. De acordo com o presidente do banco, José Gomes da Costa, a região deve encerrar 2022 com aplicações girando em torno de meio bilhão de reais.

“A gente espera ter um segundo semestre com operações de crédito maior do que o primeiro semestre. Expectativa é encerrar o ano com aplicações na casa dos R$ 500 milhões. Recursos a gente tem, e se tiver a demanda o Banco do Nordeste vai atender, com o intuito de gerar emprego e renda e fazer com que as pessoas possam consumir mais e serem mais felizes”, disse Costa em entrevista ao News Cariri.

Publicidade

Leia também