Vereadores cobram reabertura do Restaurante Popular e políticas públicas para pessoas em situação de rua

Foto : Josimar Segundo

Publicidade

A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte discutiu, na sessão ordinária desta quinta-feira (23), a criação de políticas públicas voltadas para a população em situação de rua. Entre as sugestões apontadas pelos parlamentares está a reabertura do Restaurante Popular, bem como o suporte a clínicas de reabilitação e a casas de apoio.

O tema foi levantado pelo vereador Padre Paulo (PSD). Em seu discurso, ele lamentou o assassinato de um morador de rua no último dia 21 de junho, em Juazeiro do Norte, e cobrou a adoção de medidas de amparo e reinserção desse público na sociedade.

“Não podemos mais pensar Juazeiro com tantos moradores de rua à revelia e sujeitos à violência”, disse o parlamentar. “[É preciso] reinserir essas pessoas no seio social. Precisamos ter um centro de readaptação, de capacitação para que eles tenham ciência de qual o seu papel e aproveitar o que eles trazem consigo”, completou.

O posicionamento de Padre Paulo foi elogiado pela vereadora Jacqueline Gouveia (MDB), que cobrou mais apoio da Municipalidade às clínicas de reabilitação. “Já que a gestão não tem como dar suporte a todos os moradores de rua, então deve dar suporte às pessoas que já fazem esse trabalho em clínicas”.

O presidente do Legislativo, vereador Darlan Lobo (PTB), também contribuiu com as discussões. Ele sugeriu a reabertura do Restaurante Popular, que há anos encontra-se desativado. “O morador de rua não tem onde fazer a sua refeição por R$ 2. Uma refeição no Centro hoje são R$ 12”, reforçou.

O vereador Lunga (PSB) seguiu o posicionamento de Darlan. O parlamentar fez um requerimento direcionado ao prefeito Glêdson Bezerra solicitando a reabertura do equipamento.

“O Restaurante Popular foi uma das obras admiradas pela população e hoje encontra-se fechado. O poder público tem que reabrir através da Ação Social. Não tá fácil, mas entendo que dá para fazer”, afirmou.

Produção Legislativa (Sessão Ordinária 23/06/2022)

21 – Requerimentos escritos;
01 – Requerimento verbal;
03 – Projetos de Leis que deram entrada;
01 – Projeto de Lei devolvidos das comissões;
17 – Projetos discutidos e votados.

Publicidade

Leia também