Ocorrências de furto sobem em 30,9% no Ceará

Foto: Divulgação

Publicidade

Nos primeiros cinco meses deste ano, o Ceará sofreu aumento no número de ocorrências de furto. De acordo com levantamento feito pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), de janeiro a maio, foram registrados 21.213 delitos, o que representa aumento de 30,9% comparado ao mesmo período em 2021, em que ocorreram 16.198 furtos.

Conforme os dados estatísticos da pasta, o salto de ocorrências de furto foi exponencial, aumentando a cada mês. Em janeiro, foram registrados 3.463; em fevereiro, o número foi de 3.855; em março, foram 4.257 e, em abril, 4.561.

No entanto, o mês que lidera a incidência dos crimes em todo o Estado, até então, é maio último, que contabilizou 5.077 ocorrências. Ainda segundo as forças de segurança, a região do Cariri teve em 2022 o total de 1.654 furtos, ficando atrás apenas das Áreas Integradas de Segurança 4 e 5, referente a bairros da Capital.

Em nota sobre a variação dos furtos no Ceará, a SSPDS informa que segue trabalhando por meio de suas instituições vinculadas para combater a prática desse tipo de delito. Para tanto, algumas ações seguem em expansão, como as instalações de bases do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e de Centrais de Videomonitoramento

Em paralelo a isso, há a atuação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), por meio de delegacias distritais, municipais e regionais. A SSPDS informa ainda que tanto o trabalho investigativo quanto ostensivo será reforçado com as nomeações de novos policiais civis e com um certame que se encontra em andamento para novos policiais militares.

Nomeação de novos policiais

No último dia 9, a Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) concluiu as formações de 561 alunos do concurso da Polícia Civil, sendo 140 para o cargo de escrivão e 421 para o cargo de inspetor. A previsão é que os novos policiais civis sejam empossados ainda neste mês.

A Aesp realizou, nesta quarta-feira, 22, a aula inaugural do Curso de Formação de Novos Soldados. Ao todo, serão 2.463 novos profissionais da PMCE para atuarem nas ruas. Em maio deste ano, a governadora Izolda Cela também já havia anunciado um novo concurso com mais mil vagas também para a PMCE.

Fonte: O Povo 

Publicidade

Leia também