Juazeiro do Norte terá mesários surdos nas eleições deste ano

Foto: Reprodução

Publicidade

A 28ª Zona Eleitoral iniciou uma parceria com a Associação de Profissionais Intérpretes da Língua de Sinais da Região Metropolitana do Cariri (APILSMC) e a Associação de Surdos de Juazeiro (ASJUA) com o objetivo de incluir surdos no grupo de mesários que trabalharão nas Eleições 2022 em Juazeiro do Norte.

A primeira reunião aconteceu hoje, 27/06, no Fórum Eleitoral e contou com a participação da presidente da APILSMC, Soraya Mendes, e do presidente ASJUA, José Alex de Souza, além de integrantes do Cartório Eleitoral. A proposta visa excluir barreiras para que os surdos possam ocupar espaços políticos na sociedade. Com a inclusão social da pessoa com deficiência, é possível garantir a ampliação ao acesso à cidadania não só aos eleitores, mas também aos mesários, que são atores fundamentais no processo democrático.

O próximo encontro acontecerá, no dia 09/07, e será aberto a todos os surdos. Na oportunidade eles poderão tirar dúvidas sobre o trabalho do mesário e o processo de votação eletrônico. A 28ª ZE/CE pretende ampliar a parceria com outras associações da região.

Publicidade

Leia também