Após meses com cenário de estabilidade na pandemia, Juazeiro do Norte volta a acender o sinal de alerta para a Covid-19. Em junho, o número de casos da doença vem aumentando progressivamente. No dia 1º eram 38 e nesta quarta-feira, 07, chegou a 152. A quantidade, portanto, mais que triplicou em apenas uma semana. Apesar disso, não foi registrado nenhum óbito em decorrência da doença durante o período.
De acordo com boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, a maioria dos casos são de pacientes com sintomas leves. Apenas dois deles estão hospitalizados, ambos em leitos de enfermaria. A última morte por Covid-19 na cidade ocorreu há mais de dois meses.
No Crato, o cenário também é de alta, embora em menor proporção em relação a Juazeiro. Na “Princesinha do Cariri”, foram registrados 85 novos casos nos últimos 17 dias, média diária de cinco novas confirmações. Não há nenhuma hospitalização. Igualmente ao município vizinho, Crato não teve nenhuma morte durante o período analisado.
As duas cidades continuam atendendo casos suspeitos da doença em Unidades de Referência, locais onde é possível passar por avaliação médica e se submeter a exames de detecção como teste rápido e swab atíngeno.