iPhone vai passar pela maior mudança em anos: a adoção do USB-C

Foto: Reprodução/TechTudo

Publicidade

A Apple sofreu um importante revés nesta terça-feira. A União Europeia chegou a um consenso de que todos os celulares vendidos no bloco devem adotar porta USB-C para recarga de energia. A decisão impacta diretamente a gigante americana, que deverá fazer um modelo de iPhone com USB-C num prazo de dois anos. Atualmente a empresa usa a tecnologia do Lightning, um tipo de cabo proprietário que está há anos no mercado.

O braço executivo do bloco delibera sobre o assunto há anos. Agora partiu para um “solução única de recarga” em todas as 27 nações. “Os consumidores europeus estavam frustados com diversos carregadores se acumulando a cada novo dispositivo”, informou a organização num comunicado.

Por ora trata-se de um consenso entre os atores políticos. A imprensa internacional, no entanto, trata como certa a aprovação definitiva da medida. Ela valerá também para tablets, câmeras digitais, headphones, consoles portáteis e leitores de livros. Cada categoria de produto terá um prazo diferente para adaptação.

Os legisladores europeus estão determinados a diminuir a quantidade de lixo eletrônico no planeta. Acreditam ainda que a vida dos usuários será mais simples se puderem adquirir um único carregador com a certeza de que funcionará em qualquer futuro smartphone.

Hoje em dia já é assim no mundo Android. A Apple é a única grande fabricante a usar uma porta proprietária em vez do padrão USB-C, que se tornou amplamente aceito.

Fonte: TechTudo

Publicidade

Leia também