Fim do Lightning? Brasil tem até setembro para decidir futuro do iPhone

Foto: Reprodução

Publicidade

A Agência Nacional de Telecomunicações tem até setembro para decidir se todos os celulares vendidos no Brasil devem utilizar a entrada USB-C para recarga de energia. A medida traria impacto direto na Apple e no iPhone, que utiliza o padrão Lightning há muitos anos. De acordo com o superintendente de Outorgas da agência, Vinícius Caram, a nova regra entraria em vigor em 2024.

O órgão iniciou nesta semana uma consulta pública cuja proposta tem tudo para ser aceita, segundo apurou o TechTudo com fontes do setor. Pessoas e empresas têm 60 dias para contribuir com o tema, que também é examinado por autoridades da União Europeia e dos Estados Unidos. Aos poucos forma-se um consenso internacional que vai na contramão dos interesses da maior empresa de tecnologia do mundo

Em entrevista exclusiva ao TechTudo, Caram argumenta que a vida dos consumidores será mais fácil com somente um padrão de recarga. Além disso, as pessoas poderão reutilizar os componentes que já têm em novos smartphones, o que reduz o lixo eletrônico no planeta.

Confira abaixo os principais pontos da conversa com o dirigente da Anatel. Os trechos foram editados para fins de clareza e brevidade.

Conector Lightning está em uso desde 2012 — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

             Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Fonte: Techtudo 

.

Publicidade

Leia também