Entenda como funciona a vacina de spray nasal contra Covid-19 desenvolvida no Brasil

Foto: Christine von Diepenbroek/Getty Images

Publicidade

Cientistas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), estão neste momento desenvolvendo a primeira vacina nasal contra a Covid-19, fabricada em Território Nacional. A iniciativa também conta com a colaboração da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e teve seu início em março de 2020.

O novo medicamento se baseia em uma pesquisa feita com a amostra sanguínea de mais de 210 pacientes recuperados da doença.  A ideia central do trabalho, era encontrar um antígeno capaz de induzir a criação de anticorpos específicos contra o Covid. Em testes pré-clínicos com animais, foram observadas respostas positivas que podem garantir o sucesso do projeto.

O grande diferencial desta medicação é conseguir prevenir a infecção nas mucosas nasais, induzindo uma imunidade local, já que é esta é a parte do corpo comumente usada pelo vírus  para infectar suas vítimas.

Segundo o coordenador da pesquisa, Jorge Kalil Filho, a medicação ainda está em análise, onde são observadas as capacidades do imunizante, de conseguir produzir os efeitos necessários para gerar uma resposta das células de defesa do organismo.

Ainda de acordo com Kalil, o maior desafio do grupo de pesquisa neste momento é o desenvolvimento de uma linha de produção em larga escala, para que a medicação possa entrar na fase de testes clínicos.

Fonte: CNN Brasil

 

 

 

 

 

Publicidade

Leia também