Corpo de Bombeiros orienta sobre cuidados com fogos durante os festejos juninos

Foto: Reprodução

Publicidade

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) divulga alguns cuidados básicos durante as comemorações dos festejos juninos.

Ao utilizar fogos

Siga rigorosamente as instruções das caixas de fogos de artifício. Não use fogos sem certificação. Como também, se falhar, der defeito ou entupir, nunca reutilize. O CBMCE destaca que os fogos de artifício só devem ser adquiridos em lojas especializadas.

Ao acender fogueiras

Fogueiras devem ser acesas em local arejado e livre de rede elétrica ou vegetação. Cuidado com crianças perto de fogueiras, evite brincadeiras próximas delas.

Em caso de queimaduras de 1º e 2º grau

Lave o local atingido com água corrente por mais de cinco minutos. Mantenha o local limpo e com gaze para evitar infecções. Não tente soluções caseiras como manteiga e pó de café. Pomadas e remédios somente com prescrição médica. Queimaduras mais extensas e profundas necessitam de socorro imediato. No caso de bolhas, não se deve estourar, pois poderá gerar infecções.

Deve-se ter ainda muito cuidado ao retirar as roupas de vítimas queimadas, pois estas podem grudar no tecido, então a atenção ocorre para não aumentar a lesão como também não ampliar a área atingida. Queimaduras mais extensas e profundas necessitam de socorro imediato.

Em caso de emergência, ligue 193.

Publicidade

Leia também