Cedro descarta caso suspeito de varíola dos macacos

Foto: Reprodução

Publicidade

O município do Cedro, a 429 km de Fortaleza, descartou, nesta quinta-feira (30), o caso suspeito de varíola dos macacos (também conhecida como monkeypox). De acordo com o resultado do teste feito pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), o caso com hipótese diagnóstica inicial para Monkeypox foi descartado.

O primeiro caso de varíola dos macacos foi confirmado no Ceará nesta quarta-feira (29). A informação foi repassada pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). O órgão disse que o paciente tem 35 anos, mora em Fortaleza, é brasileiro, e tem histórico de deslocamento recente para São Paulo e Rio de Janeiro, cidades que já confirmaram casos da doença.

A secretária de saúde de Cedro, Norma Marques, afirmou que o paciente com suspeita da doença tem 54 anos e o caso foi notificado no último dia 16 de junho.

Situação no estado

 

No Ceará, foram notificados 14 casos suspeitos. Dois deles foram descartados laboratorialmente nos municípios de Fortaleza (1) e Maracanaú (1). Outros 11 seguem em investigação nos seguintes municípios:

  • Fortaleza (5, um descartado);
  • Cedro (1, descartado);
  • Caucaia (1);
  • Caridade (1);
  • Russas (1);
  • São Gonçalo do Amarante (1);
  • Ocara (1).

 

Conforme a Sesa, em todas as notificações foram aplicadas as medidas recomendadas, como isolamento, busca ativa de contatos e coleta de material para exames laboratoriais para elucidação do caso e para diagnóstico diferencial para outras doenças, que estão em processamento. A Sesa vai repassar mais informações sobre o caso em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (30).

Fonte:  G1 Ceará

Publicidade

Leia também

TV News Cariri

Publicidade

3073C881-B9D1-475B-8DB1-34F55FB87061
25AFD2D6-B201-4EB9-AB79-497BD30A6E8B

Contatos:

E-mail : nnewscariri@gmail.com

Últimas