Tauá entra na lista de municípios em situação de emergência por desastres naturais

Foto: Reprodução/O POVO

Publicidade

Tauá, a 347 km de Fortaleza, está entre as 16 cidades brasileiras afetadas por desastres naturais que tiveram situação de emergência reconhecida pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). O Município foi listado como um dos locais afetados pela estiagem. Mesmo com as chuvas da quadra chuvosa, não houve recarga nos reservatórios da Cidade. Ceará ainda tem 19 municípios em situação de emergência.

Em nota, a Secretaria de Agricultura de Tauá informou que os indicadores apontados como emergenciais são os níveis dos principais reservatórios públicos, que se apresentam baixos, segundo relatório da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh): o açude Várzea do Boi, que está com apenas 1,85% da sua capacidade; o açude Favelas, com 5,28% do seu volume; o açude Forquilha II, que está no volume morto; e a barragem do Trici, que está com 26,46% da sua capacidade.

A situação de emergência reconhecida pelo MDR se estenderá até o dia 14 de outubro e, após esse período, deverá ser prorrogada mais uma vez pela gestão municipal.

A Secretaria também confirmou a atuação do Exército na realização do credenciamento de pipeiros para a retomada da operação Carro Pipa, prevista para o início do mês de junho, com água sendo transportada do Estado do Piauí.

No Brasil, outros municípios que decretaram situação de emergência foram: Casa Nova, Irajuba e Maetinga, na Bahia; Sulina, no Paraná; Nova Araçá, no Rio Grande do Sul; e Porto da Folha, em Sergipe, também foram declarados em situação de emergência por estiagem.

Fonte: O POVO

Publicidade

Leia também