A Polícia Federal (PF) cumpre mandados no Interior do Ceará contra fraudes no auxílio emergencial nesta quinta-feira, 26. Dezoito policiais cumprem quatro mandados de busca e apreensão no município de Orós. De acordo com as investigações, que começaram em 2020, havia uma esquema de pagamento de boletos a favor dos investigados e em desfavor dos beneficiários do programa do Governo Federal.
As medidas são parte de uma estratégia integrada de atuação contra as fraudes ao auxílio emergencial da qual participam a Polícia Federal, o Ministério Público Federal, o Ministério da Cidadania, a Caixa Econômica Federal, a Receita Federal, a Controladoria-Geral da União e o Tribunal de Contas da União, com o fim de identificar a ocorrência de fraudes massivas e desarticular a atuação de organizações criminosas.
Os investigados poderão responder pelo cometimento do crime de estelionato qualificado, com penas de até 6 anos de prisão. As investigações continuam, com análise do material apreendido. Pagamentos indevidos do programa auxílio emergencial continuam objeto de análise e investigação por parte da Polícia Federal e das demais instituições envolvidas.
Fonte: O POVO