Festival MI retoma ao presencial e abre inscrições para oficinas presenciais e on-line

Foto: Reprodução/Gov. do Ceará

Publicidade

Celebrar a música regional e brasileira é princípio fundamental do Mi – Festival Música da Ibiapaba, realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). Consolidado como um dos maiores festivais de formação musical no Brasil, o evento chega a sua 17ª edição celebrando o retorno ao presencial, mantendo agenda online, com ações que se espalham pelo interior do Ceará e contemplam as regiões de Viçosa, Crato e Quixadá, na Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará. A programação conta com oficinas e ações de formação musical gratuitas e as inscrições seguem abertas entre os dias 21 de maio e 03 de junho através do site.

Em 2022, o Festival Mi acontece entre os dias 25 de junho e 09 de julho, sendo de 25 de junho a 02 de julho em Viçosa do Ceará, de 04 a 05 de julho em Quixará e de 05 a 09 de julho no Crato, resultado da atuação da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secult Ceará. Sua programação contempla oficinas, rodas com mestres da cultura, shows, e encontro de bandas de música. Com isso, o evento visa possibilitar práticas de iniciação e aperfeiçoamento em instrumentos, além de facilitar a construção de redes de contato e estimular a formação de orquestras, bandas e corais, de forma a contribuir para a formação de músicos, artistas e público em todo o Ceará.

Com coordenação pedagógica de Leandro Serafim e Patrícia Marin na formação musical e Daina Leyton na formação de Acessibilidade Cultural, o 17º Mi conta com mais de 50 oficinas e ações de formação musical gratuitas, ministradas por mais de 20 professores de todo o país. Flauta transversal, clarinete, saxofone, flauta doce, percussão, guitarra, violão, piano, trompete, trompa, trombone, tuba, contra baixo elétrico, violino, viola e violoncelo estão entre os instrumentos contemplados pelas oficinas, além de regência de banda, regência de coral e canto popular. A partir de uma contínua política de inclusão e acessibilidade, o evento também realiza a agenda formativa “Música, Educação e Acessibilidade”, pauta que tem ganhado cada vez mais espaço a cada edição do evento, seguindo este caminho democrático e urgente para seguirmos levando a arte e cultura, de fato, a todas e todos

Idealizado como um grande encontro de formação musical, o Mi reafirma seu legado fundamental no processo de interiorização de políticas culturais e desenvolvimento da cultura musical do Ceará. Por meio dos diálogos e trocas de saberes, o festival busca promover a geração de novas referências, a construção de plateias e a valorização de músicos, compositores, intérpretes, técnicos, pesquisadores e demais agentes da cadeia produtiva da música cearense e brasileira.

“O Festival Mi retorna conectando alunos, professores, músicos, mestres da Cultura, artesãos, cultura alimentar e patrimônio histórico numa experiência rica de compartilhamento, vivências em territórios distintos, dando visibilidade e fortalecimento a uma política de formação e circulação que se consolida mais a cada ano”, afirma a secretária Executiva da Cultura, Valéria Cordeiro.

O Mi – 17º Festival Música da Ibiapaba é realizado pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), e o Instituto Dragão do Mar (IDM), em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc Ceará), a Prefeitura de Viçosa do Ceará e apoio da Prefeitura de Sobral, através da Secretaria da Cultura e Turismo e Instituto Ecoa.

Quem pode participar

Podem participar do Mi – 17º Festival Música da Ibiapaba músicos, estudantes de música, educadores musicais, pesquisadores musicais e demais interessados na área de música que atendam os pré-requisitos das atividades constantes na programação de formação do festival. Para participar das atividades formativas, os participantes devem ter a idade mínima de 16 anos. O resultado da seleção dos participantes das oficinas está previsto para ser divulgado no dia 13 de junho.

Serviço

Mi – 17º Festival Música da Ibiapaba
De 25 de junho a 08 de julho
Local: Viçosa do Ceará, Crato e Quixadá
Inscrições abertas até 03 de junho

Publicidade

Leia também

TV News Cariri

Publicidade

3073C881-B9D1-475B-8DB1-34F55FB87061
25AFD2D6-B201-4EB9-AB79-497BD30A6E8B

Contatos:

E-mail : nnewscariri@gmail.com

Últimas