Em Santana do Cariri, Governo do Ceará entrega 84° Centro de Educação Infantil e autoriza construção de Areninha

Foto: Reprodução/Tatiana Fortes

Publicidade

A agricultora Adriana Nunes, de 35 anos, mora no distrito de Cajueiro, em Santana do Cariri, na sul do Ceará. Ela é mãe de Maria Luiza, 5, uma das 100 crianças que serão beneficiadas com o novo Centro de Educação Infantil (CEI) inaugurado pelo Governo do Ceará na manhã desta quarta-feira (4).

O equipamento, que integra o Programa Mais Infância Ceará, foi entregue à comunidade com as presenças da governadora Izolda Cela; das secretárias Onélia Santana, da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS); Eliana Estrela, da Educação do Ceará; do secretário das Cidades, Marcos Cals; do superintendente de Obras Públicas, Quintino Vieira; do vice-presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Fernando Santana; do prefeito de Santana do Cariri, Samuel Werton; e de outras autoridades.

O evento também marcou o início da agenda da governadora no Cariri. “Sobre o CEI, é muito importante vê-lo em uma localidade pequena, no interior do município. Isso revela o compromisso de fazer chegar em todos os lugares do nosso Estado obras e equipamentos. Nós temos hoje uma quantidade muito expressiva de jovens que são os primeiros das famílias deles a chegar ao Ensino Superior. O que nos move é isso, trabalhar para fazer com que as novas gerações possam ter essa perspectiva de vida melhor “, enfatizou Izolda Cela.

Primeira Infância

A agricultora Adriana não escondeu o orgulho e otimismo em relação ao futuro da filha. Luiza deseja ser médica ou professora, inspirada pelas educadoras do CEI. “Quando eu era criança que estudava aqui, era muito difícil. Tinha só uma escolinha para todo mundo, e a gente tinha que andar muito a pé. Hoje tem esse CEI lindo, com toda a estrutura e adaptado para as crianças”, disse Adriana.

Com uma área de 383,37m², o CEI de Cajueiro foi construído pela SPS, sob a coordenação da Superintendência de Obras Públicas (SOP), para garantir incentivos e estímulos para o desenvolvimento integral das crianças cearenses. Para construir e equipar a nova unidade, o Governo do Ceará investiu R$ 1.139.190,11 dentro das ações do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III).

O Mais Infância Ceará, política pública permanente, já entregou 482 em todo o estado. Sobre isso, Onélia Santana, idealizadora da iniciativa, falou da importância de trabalhar o desenvolvimento infantil em parceria com as famílias. “Sou psicopedagoga e apaixonada pela educação, sei o quanto é importante esse equipamento. É uma oportunidade chegando para o distrito de Cachoeira. Em breve, estaremos aqui para inaugurar um Centro de Referência da Assistência Social, que já teve ordem de serviço autorizada”, afirmou a titular da SPS.

As crianças serão atendidas em um espaço com duas salas de aula, área recreativa com grama natural, casinha-parque, refeitório e cozinha. Além disso, o CEI conta com coordenação, banheiros masculino, feminino e com acessibilidade, depósitos e área de lixeira, lavanderia, e casa de gás e de bomba. A educadora Lúcia Maria Rodrigues será a diretora do CEI.

O apoio educacional e a estrutura oportunizam que a agricultora Maria Daniela Vitorino, 27, também moradora de Cajueiro, possa trabalhar com tranquilidade, sabendo que sua filha, a pequena Aylla Sophia, está aprendendo e brincando com todos os recursos necessários. “É mais tranquilo, porque minha filha fica segura, é bem próximo de casa. Eu acho ótimo”, avaliou.

“Esse CEI só vem agraciar essa área que que o Governo do Estado administra com tanto esmero: a educação. Tudo começa da educação, tudo da primeira infância. E Cajueiro é a terra da Letícia da Silva, cearense que vai para Boston. São exemplos que devem ser seguidos por todos”, ressaltou o prefeito Samuel Werton.

Letícia, 19, é uma inspiração para todos em Cajueiro. A viagem para estudar no Estado de Massachusetts, nos Estados Unidos da América, é fruto de muito empenho e dedicação durante o Ensino Médio cursado no Instituto Federal do Ceará, em Juazeiro do Norte. Ela embarca em agosto para realizar o sonho de infância, que é estudar fora do País.

Na inauguração do CEI, que teve apresentações musicais e culturais, brincadeiras e algodão doce para a criançada, também foram plantadas e doadas mudas de plantas nativas. A educação ambiental faz parte das ações do Mais Infância Ceará.

Esporte, lazer e comunidade

Além da educação, o Governo Ceará também beneficiou Santana do Cariri com a autorização da construção de uma Areninha para o distrito de Araporanga. A ordem de serviço foi assinada nesta quarta, e o investimento no equipamento será de R$ 268 mil.

Até o momento, o Governo do Ceará já inaugurou 277 Areninhas, sendo 103 na Capital e 174 no Interior. “Outro programa que vem sendo plantado do Ceará para dar bons frutos. A Areninha oferece instrução de escolinha de esporte, chamando as crianças e os jovens para colocarem a energia deles em esporte e lazer, para o bem deles”, finalizou Izolda Cela.

Fonte: Governo do Ceará

Publicidade

Leia também

TV News Cariri

Publicidade

3073C881-B9D1-475B-8DB1-34F55FB87061
25AFD2D6-B201-4EB9-AB79-497BD30A6E8B

Contatos:

E-mail : nnewscariri@gmail.com

Últimas