Crato recebe projeto-piloto de atendimento às crianças em unidades de acolhimento institucional

Foto: Wesley Junior

Publicidade

Reconhecido nacionalmente, com mais de 5,9 milhões de famílias visitadas e 125 mil crianças beneficiadas no Ceará, o Programa Primeira Infância no Suas/Criança Feliz inicia um novo modelo de atendimento, agora em Unidades de Acolhimento Institucional de crianças, com idades de zero a seis anos de idade. Nesta sexta-feira, 20, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) apresenta, no município do Crato, no Cariri, o projeto-piloto “Acompanhamento do Programa Primeira Infância no Suas – Criança Feliz junto a crianças afastadas do convívio familiar”.

O lançamento será realizado às 8h, no auditório da Prefeitura Municipal do Crato, pelo secretário-executivo da Proteção Social, Francisco Ibiapina; pela coordenadora do programa, Silvana Simões; e pela coordenadora da Proteção Social Especial, Mônica Gondim; com a presença de representantes do Executivo, do Ministério Público, Defensoria Pública e Poder Judiciário.

“O Ceará é um dos cinco estados brasileiros escolhidos pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos para desenvolver experiência piloto que depois será consolidada em todo o País. Isso diz muito sobre o nosso compromisso com o programa Criança Feliz e, sobretudo, do nosso compromisso com as crianças cearenses”, pontua a titular da SPS, Onélia Santana.

Com o projeto, a SPS capacitou técnicos dos abrigos e das equipes municipais de visitadores do programa. No encontro, 29 técnicos serão certificados após receberem qualificação para iniciar o projeto-piloto na cidade do Crato.

Agora, os cuidadores aplicarão a metodologia Cuidados para o Desenvolvimento da Criança, que desenvolve atividades que promovem a motricidade, o cognitivo, a comunicação e linguagem e a socioafetividade emocional. “Estamos construindo um modelo para de capacitação. Vamos acompanhar, para, no próximo semestre, compartilhar com o Ministério os resultados alcançados e podermos multiplicar a experiência com todo o País”, pontua o secretário-executivo da Proteção Social, Francisco Ibiapina.

“Esse projeto representa o reconhecimento do Primeira Infância no Suas – Criança Feliz no Ceará e no País. E agora uma nova etapa chega às crianças afastadas do convívio familiar e acolhidas em unidades institucionais”, destaca Silvana Simões.

O Governo do Estado gerencia, atualmente, por meio da SPS, 12 unidades de acolhimento institucional, sendo oito em Fortaleza, e quatro regionais, nos municípios de Jaguaruana, Itaitinga, Caririaçu e Ararendá; e assiste 174 crianças e adolescentes.

A proposta inicial é executar o projeto-piloto na unidade de acolhimento infantil do Crato, e expandir as atividades, às demais casas e abrigos do Estado, a partir do segundo semestre deste ano. Além do Ceará, os estados de Pernambuco, Rondônia, Espírito Santo e do Distrito Federal desenvolvem experiências que serão avaliadas pelo Governo Federal.

Serviço

Lançamento do projeto-piloto “Acompanhamento do Programa Primeira Infância no Suas – Criança Feliz, junto a crianças afastadas do convívio familiar”
Data: 20 de maio
Horário: 8 horas
Local: Auditório Palácio Alexandre Arrais, na Prefeitura Municipal do Crato
Endereço: Largo Júlio Saraiva, S/N – Centro

Publicidade

Leia também