Chuva de meteoros do cometa Halley poderá ser vista no Ceará

Foto: Divulgação

Publicidade

A chuva de meteoros Eta Aquáridas, formada por detritos do Cometa Halley, poderá ser vista no Ceará, principalmente na cidade de Fortaleza, entre a noite de quarta (4) e as primeiras horas desta quinta-feira (5), conforme a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon).

O fenômeno, considerado a primeira grande chuva de meteoros de 2022 e uma das melhores para o Hemisfério Sul, ocorre quando a Terra atravessa a parte mais densa da trilha de detritos deixada pelo Cometa Halley. Cada pequeno fragmento deixado pelo cometa, ao atravessar nossa atmosfera em alta velocidade, gera um meteoro, fenômeno luminoso popularmente conhecido como “estrela cadente”.

São esperadas até 40 “estrelas cadentes” por hora. Há maior facilidade de observação são em pontos mais afastados dos centros urbanos.

Segundo a Bramon, os eta-aquarídeos devem começar a surgir a partir das 2h da manhã, mas só vão ficar mais frequentes a partir das 3h30, até atingir seu momento de maior intensidade no final da madrugada, antes do crepúsculo matutino. Dessa forma, a melhor estratégia para observar essa chuva será acordar por volta das 3h da manhã e aproveitar os meteoros até o amanhecer.

Fonte: G1

Publicidade

Leia também