Apresentação do passaporte da vacina com duas doses ou dose única no Ceará começa a valer nesta segunda

apresentação do comprovante da vacina contra Covid-19 para entrar em alguns ambientes do Ceará com as duas doses ou a dose de reforço começa a valer nesta segunda-feira (2). Ou seja, não é mais necessário que conste a dose de reforço no documento.

A medida sobre foi anunciada pela governadora Izolda Cela (PDT) na última sexta-feira (29), durante a divulgação das decisões da reunião do comitê de enfrentamento à pandemia.

“Realizamos, nesta tarde, a reunião semanal do comitê estadual de enfrentamento à pandemia. Mesmo com a redução da transmissão de casos da Covid em todo o estado, o comitê decidiu manter a obrigatoriedade do passaporte de vacinação nos locais anteriormente previstos”, publicou Izolda nas redes sociais.

Entre os locais, a governadora citou eventos, restaurantes, bares, estádios, hotéis. “Nossos especialistas em saúde seguem reforçando a importância dos cearenses tomarem a dose de reforço, para maior proteção de toda a população”, complementou a governadora.

Manutenção da exigência

A razão pela qual o uso das máscaras foi flexibilizado relaciona-se ao avanço na aplicação das vacinas contra a Covid-19. Com a imunização de quase 90% dos cearenses com o esquema vacinal completo (pelo menos as duas primeiras doses), considera-se um “bom nível de controle” da pandemia no estado, conforme Izolda Cela.

“Esse momento é importante, quando a decisão permite a desobrigação do uso de máscara nos ambientes fechados e lembrando uma coisa muito importante: as recomendações permanecem. O próprio decreto traz recomendações”, disse a gestora.

Para o epidemiologista Luciano Pamplona a cobrança do passaporte vacinal é muito importante porque funciona como um estímulo na busca pela vacinação, imunizando mais pessoas, especialmente agora quando se pensa em se poder recompor a vida como ela era.

“A cobrança do passaporte é importante nestes locais fechados como restaurantes, casas de shows, dentre outros locais, porque é uma medida que estimula a população a obter a imunização contra a Covid-19. Isso vai aumentar aos poucos o público com a terceira dose. Quem perdeu a vacina, quem não conseguiu se vacinar, vai procurar o local de vacinação e vai se vacinar. É importante esses estabelecimentos exigirem o passaporte. Quanto mais pessoas imunizadas, menos chances de propagação da Covid-19″, afirmou.

O passaporte vacinal contra a Covid-19 foi instituído oficialmente pelo governo do Ceará no dia 15 de novembro de 2021 para as pessoas terem acesso a eventos, restaurantes, bares e barracas de praia.

Veja detalhes sobre o passaporte vacinal no Ceará:

Onde ele é exigido?

A apresentação do passaporte vacinal é exigida na entrada de eventos sociais abertos ou fechados, sejam eles culturais, esportivos profissionais, corporativos, sociais e festivos. Também é necessário apresentar o documento em restaurantes em geral (sejam eles nas ruas, em shoppings ou em pousadas e hotéis), bares, barracas de praia, academias e saunas.

Como ele pode ser apresentado?

O governo determina que há diversas formas de comprovar a vacinação completa para a entrada nesses estabelecimentos. O documento pode ser apresentado de forma física ou digital.

Onde obter o documento?

 

O passaporte pode obtido pela internet, em aplicativos gratuitos. Confira as opções:

Comprovação da vacinação pode ser feita pelo certificado emitido pelo aplicativo Conecte SUS ou pelo cartão de vacina impresso. — Foto: Priscilla Aguiar/g1 PE

Quem não precisa apresentar o passaporte?

As pessoas que não podem receber os imunizantes por razões médicas reconhecidas em atestado médico. Crianças de até 12 anos de idade também estão liberadas da apresentação.

Fonte: G1