Aniversário dos 187 anos da PMCE é marcado com solenidade de entrega de medalhas e honrarias

Foto: Reprodução/Gov. do Ceará

Publicidade

Homenagens e honrarias. Para marcar os 187 anos de fundação, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) realizou, na tarde desta terça-feira (24), uma solenidade com entregas de medalhas a homens e mulheres que contribuíram com a história da instituição, uma das mais longevas do Estado. As Medalhas José Martiniano de Alencar, Mérito Policial e Grande Mérito da Polícia Militar foram entregues em meio ao desfile das tropas e discursos de autoridades que fazem a Segurança Pública do Ceará, no Quartel do Comando Geral da PMCE.

A governadora Izolda Cela, recebida na solenidade pelo secretário da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron, e pelo coronel comandante-geral da PMCE, Márcio Oliveira, parabenizou todos os presentes pelo aniversário da instituição histórica que tanto tem trabalhado em prol da segurança do cidadão cearense. “Tenho um  sentimento de reconhecimento, de admiração e de gratidão pelas valorosas e pelos valorosos profissionais desta corporação, que dedicam a melhor de suas competências e de suas energias para cumprir essa nobre missão de defesa do povo cearense, a quem eu quero reiterar sempre os meus agradecimentos. Que vocês mereçam, cada vez mais da população, o crédito e o reconhecimento por seus importantes serviços. Que tenhamos cada dia mais no nosso coração a esperança por dias melhores para o nosso Ceará, com a certeza que contaremos sempre com vocês. Registramos também a contribuição daqueles que já passaram e ajudaram a construir essa instituição. Parabéns a todos que fazem a Polícia Militar do Ceará”.

Em sua fala, o secretário Sandro Caron destacou o belo trabalho desempenhado por homens e mulheres que fazem a PMCE. “São 187 anos, quase dois séculos. E numa data importante, como essa, temos que olhar para o passado, para o presente e também para o futuro. E principalmente reconhecer e agradecer a todos que fizeram e que fazem a Polícia Militar do Ceará, em prol da segurança e da defesa de toda a população cearense.  Destaco também que o Governo do Estado e a Polícia Militar do Ceará têm investido muito naquilo que há de mais importante na instituição, que é a valorização dos homens e das mulheres que compõem a PMCE, por meio de investimentos como as leis de promoções, a valorização e a capacitação profissional”.

Já o comandante-geral da PMCE, coronel Márcio Oliveira, ressaltou, entusiasmado, os feitos da instituição. “Podemos atestar que o processo histórico de consolidação de bom nome da corporação é fruto da constante parceria, proteção e cuidado com a sociedade cearense, através da busca constante da excelência no desenvolvimento das atividades da Polícia Militar, resultado de um trabalho diligente, vibrante, técnico e integrado, numa parceria estimulada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social com suas vinculadas. Parceria responsável por uma ambiente harmonioso e produtivo que concorre para uma busca constante de resultados positivos na segurança pública do Estado. Ressalto ainda que tudo isso só é possível devido ao constante apoio do Governo do Estado para todo o sistema de segurança pública, particularmente para a Polícia Militar do Ceará”.

Entrega de medalhas

Para homenagear aqueles que tenham prestado serviços à Polícia Militar, e à causa da segurança pública, foi instituída, pela corporação, a Medalha José Martiniano de Alencar. A honraria foi entregue a 187 pessoas agraciadas com a condecoração, em alusão aos anos completados pela PMCE.

A Medalha do Mérito Policial Militar, a mais elevada condecoração da PMCE, instituída para distinguir pessoas ou entidades civis, militares e policiais militares, que comprovadamente tenham prestado relevantes serviços à corporação em qualquer campo de atividade, foi entregue a 48 agraciados entre civis e militares.

Já a Medalha Grande Mérito, condecoração que se destina a personalidades que contribuíram, de forma altruísta e engajada, com a corporação e colaboraram com o cumprimento da missão de servir e proteger foi destinada a dez homenageados na solenidade desta terça-feira.

Publicidade

Leia também