Juazeiro do Norte apresenta prestação de contas da saúde

Foto: Reprodução/Ascom Juazeiro do Norte

Publicidade

Em cumprimento à Lei nº 141/2012, a Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte fez nesta quarta-feira, 27, a apresentação do terceiro Relatório Quadrimestral da Saúde de 2021. Em audiência pública na Câmara Municipal, a secretária Francimones Rolim prestou contas da aplicação de recursos, e esclareceu como estão sendo realizadas as ações e quais as soluções encontradas pelo órgão para elucidação de problemas.

De acordo com o relatório, no período de setembro a dezembro de 2021, o município avançou na estruturação da atenção primária, com melhorias no atendimento à população, através da informatização dos sistemas, contratação de profissionais e entrega de novos equipamentos.

A cidade encerrou o ano de 2021 com mais de 219 mil procedimentos realizados.

Os dados demonstraram, ainda, que há 73% de cobertura de Estratégia de Saúde da Família. Mas, a meta é que, em 2022, o município chegue a 100% de atendimento.

Um dos grandes avanços na saúde de Juazeiro foi na Odontologia, onde houve considerável aumento de cobertura da saúde bucal, que antes contava com um número de atendimentos ínfimo, e passou a realizar mais de 38 mil procedimentos, além de entregar 500 kits de higiene à população.

Na vigilância em saúde, ganhou destaque a questão do enfrentamento à pandemia da Covid-19, quando o município foi o primeiro da região a disponibilizar o teste Swab Antígeno, que permite o diagnóstico imediato da doença. Ação esta que foi essencial na redução do número de internações pela Covid-19.

Outro destaque se deu para a implantação do Primeiro Centro de Saúde Mental Infanto-juvenil do Ceará, que coloca o município como referência para as demais cidades do Estado.

Publicidade

Leia também