POR AGÊNCIA NEWS CARIRI
No Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte, o cuidado com os pacientes que estão internados na unidade vai muito além dos tratamentos medicamentosos. O equilíbrio entre corpo e mente é preocupação contínua da equipe médica. Com o intuito de proporcionar momentos recreativos aos hospitalizados, o HRC decidiu utilizar a tecnologia para reduzir as distâncias da saudade.
Por meio das telas de tabletes, os profissionais da unidade transformam a solidão do leito em uma intensa troca de carinho virtual entre pacientes e familiares. São chamadas de vídeo que também chamam ao amor, acolhimento e apoio incondicional na hora em que os enfermos mais precisam.
Esse é o caso de Dorgival de Sousa Pereira, 52, internado no HRC há cerca de dois meses. Ele disse para a enfermeira Nathalia Pereira que queria cortar o cabelo e fazer a barba antes da conversa diária por chamada de vídeo com as filhas, que estão no Rio de Janeiro.
Ela decidiu realizar a vontade do paciente e correu atrás de um barbeiro e das autorizações e cuidados necessários. O barbeiro e policial Eugênio Rodrigues topou o desafio. Dorgival ficou todo arrumado e pronto para conversar com as filhas de novo, que ficaram admiradas em vê-lo todo de visual novo.
“Cuidar vai além de tratar as feridas e administrar medicamentos, é reconhecer que, em um pedido simples, também é possível curar a alma”, disse a enfermeira.