POR AGÊNCIA NEWS CARIRI
Revendedores de Iphone na região do Cariri têm relatado que suas contas nas redes sociais estão sendo invadidas por quadrilhas especializadas no “Golpe do Pix”. O crime consiste em clonar os chips telefônicos para ter acesso a perfis comerciais no Instagram e oferecer celulares por preços bem abaixo de mercado. As ofertas apresentam pedem pagamentos via Pix.
O revendedor Herbert, de Juazeiro do Norte, foi vítima desse tipo de fraude nesta semana. “Eu comecei a ver que estavam tentando hackear porque estavam chegando umas mensagens pedindo para clicar num link para alterar a senha do Instagram. Aí eu conversei com um amigo meu, delegado, e ele me orientou a fazer o procedimento de verificação em duas etapas, mas mesmo assim, ainda conseguiram acessar”, relata.
De acordo com o empresário, após o ataque no perfil, os criminosos postaram stories com ofertas atraentes de Iphones seminovos. Os golpistas utilizam desta tática porque os clientes geralmente confiam nos revendedores. O objetivo, então, é obter pagamentos instantâneos, por meio do Pix, e depois despistar os pagadores.
Nas redes sociais, vários empresários caririenses têm alertado a população sobre esta modalidade de golpe. A dica é sempre ficar atento quando os valores das ofertas estiverem muito abaixo dos preços praticados no mercado. Em caso de dúvidas, o mais recomendado é procurar o revendedor pessoalmente ou por meio de chamada telefônica.