Ômicron representa 94% dos testes positivos para Covid-19 no Ceará, aponta Sesa

Foto: Fátima Holanda

Publicidade

Cerca de 94% dos testes para Covid-19 no Ceará são positivos para a variante Ômicron, revela Ricristhi Gonçalves, secretária executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria da Saúde do Ceará. Em entrevista ao Sistema Verdes Mares, a secretária alerta que a demanda por testes tem sido muito expressiva nos últimos dias.

Nos centros de testagem públicos e também nos laboratórios privados, a média de testes positivos para Covid-19 já ultrapassa 40%.

O Ceará ampliou recentemente os centros de testagem gratuitas. São 12 locais disponíveis. Em cada centro, por dia, 300 exames são realizados. A média tem sido de 5 mil testes por dia, marca que não era atingida desde julho do ano passado.

A secretária recomenda que as pessoas que não conseguirem realizar o teste façam autoquarentena com isolamento por pelo menos 7 dias, em caso de sintomas como dor de garganta, tosse, coriza, febre ou perda de paladar e olfato. Se os sintomas persistirem por mais tempo ou em casos mais graves, como de falta de ar, a recomendação é procurar uma unidade de saúde para melhor avaliação, principalmente idosos e pessoas com comorbidades. O mais comum é os sintomas cessarem em até 10 dias.

Fonte: Diário do Nordeste

Publicidade

Leia também