Covid-19: atendimentos diários em unidade de referência no Crato crescem 300%

O município tem oito pacientes hospitalizados por Covid-19. Apenas um, que não se vacinou, está em leito de UTI

A busca por testes para diagnóstico da Covid-19 e por vacinação contra a doença cresce no Crato. É o que avalia a secretária da Saúde do município caririense, Marina Feitosa. Segundo ela, entre dezembro e este início de janeiro, a média de atendimentos diários na Unidade Sentinela (referência para Covid-19 no Crato) aumentou em 300%. A unidade realiza cerca de 300 testes por dia.

“Nós temos uma taxa de positividade razoavelmente pequena, pois o Crato é um município que testa muito, então a taxa de positividade é de apenas 7%. A gente atribui isso a uma vigilância acessível, pois a gente tem feito esse monitoramento constante para tomadas de decisão”, avalia a secretaria em entrevista à jornalista Nildenia Damasceno para a rádio CBN Cariri nessa sexta-feira, 14.

No entanto, ela ressalta que o cenário é preocupante: “Temos hoje um cenário, no estado do Ceará e no Cariri em especial, de uma pandemia associada com um surto de influenza. Precisamos mais do que nunca da ajuda da população, pois o poder público sozinho não consegue fazer um controle dos surto da pandemia se não houver a colaboração dos usuários”.

Conforme a secretária, o Crato tem atualmente oito pacientes hospitalizados por Covid-19, sendo um deles em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). “Esse um que está em leito de UTI há uma semana não está vacinado. Mais uma vez a doença prova e comprova que as pessoas não vacinadas têm uma tendência ao agravamento dos casos”, enfatiza. Os demais internados têm ao menos uma dose da vacina e seus quadros de saúde evoluem para a alta hospitalar.

Atualmente a cidade tem oito unidades de saúde básica com atendimento estendido para o horário noturno e pretende abrir um novo ponto de testagem. “Hoje, 70% dos atendimentos são pacientes leves, de perfil ambulatorial, que podem ser atendidos nos postos”, afirma Feitosa.

A titular da saúde reforça ainda que a população busque os postos de vacinação. “Já temos 99% da população adulta vacinada e vamos iniciar na próxima semana a vacinação das crianças. É importante que cada um faça sua parte”, afirma. “Esse cenário atual está dependendo muito do nosso comportamento do último mês de dezembro, então a gente pede que as pessoas não relaxem nas medidas sanitárias, a máscara ainda é nossa única ferramenta de controle de proteção individual.”

Fonte: OPOVO

Uece ofertará 7.525 vagas para cursos técnicos em 2022

Quem definiu como meta de ano novo investir na própria qualificação para conquistar uma boa oportunidade no mercado de trabalho deve aproveitar uma das 7.525 vagas que a Universidade Estadual do Ceará (Uece) ofertará neste ano para a formação em cursos técnicos no âmbito do programa Qualifica Mais, do Governo Federal. Esta é a maior oferta de vagas para este tipo de cursos já realizada pela UECE em convênio com o Ministério da Educação.

Somente no primeiro semestre de 2022, serão oferecidas 2.025 vagas para os cursos de Agricultor familiar, Agricultor orgânico, Almoxarife, Escriturário de banco e recepcionista em serviços de saúde. Ao todo, serão 81 turmas, distribuídas em 43 municípios do Ceará (Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Guaiúba, Eusébio, Horizonte, Pacajus, Pacatuba, Pacoti, Caridade, Canindé, Itaitinga, Beberibe, Cascavel, Campos Sales, Mauriti, Brejo Santo, Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Mombaça, Piquet Carneiro, Camocim, Meruoca, Viçosa do Ceará, Sobral, Santa Quitéria, Coreaú, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Russas, Jaguaribara, Jaguaribe, Iracema, Quixadá, Quixeramobim, Boa Viagem, Senador Pompeu, Aiuaba, Tauá e Parambu).

As aulas ocorrerão duas vezes por semana, de forma presencial. Para essas vagas, o período de pré-matrícula vai de 3 a 17 de fevereiro. A confirmação da matrícula ocorrerá de 18 a 29 de fevereiro, e as aulas terão início no dia 9 de março. A realização dos cursos conta com o apoio das prefeituras municipais, que contribuirão com a infraestrutura necessária.

“Além de ser uma universidade pública de referência nacional na oferta de cursos de graduação e pós-graduação, a Uece também possui longa experiência na oferta de cursos técnicos para os cearenses, participando, desde 2015, do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Esses cursos fortalecem a interiorização da Uece e oferecem aos jovens e adultos do nosso Estado a oportunidade de obterem uma qualificação profissional de excelência e, assim, transformarem suas vidas. A Uece atua para democratizar cada vez mais o acesso ao ensino público de qualidade e, com isso, proporcionar o desenvolvimento socioeconômico da população cearense. Por conhecer a atuação da Uece e a qualidade da nossa equipe, o Ministério da Educação fortaleceu essa parceria e possibilitou a maior oferta de vagas em cursos de formação continuada já realizada pela Uece”, destaca o reitor da Universidade, professor Hidelbrando Soares.

Clique aqui e veja a relação completa dos cursos e municípios com vagas abertas para o primeiro semestre.

Qualificação para empreender

No segundo semestre de 2022, a Uece vai oferecer 5.500 vagas em cursos do Qualifica Mais Progredir, cujo público-alvo são os beneficiários do Programa Auxílio Brasil, com idade a partir de 18 anos e ensino fundamental completo. O curso Microempreendedor Individual (MEI), com duração de 160 horas/aula, será realizado em sete municípios (Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Juazeiro do Norte, Crato, Itapipoca e Sobral), também em parceria com as prefeituras locais, que disponibilizarão a estrutura física para as aulas. Ao todo, serão 220 turmas. As datas de pré-matrícula, matrícula e início das aulas serão divulgadas em breve.

Clique aqui e confira o número de vagas ofertadas em cada município.

Máscaras N95 e similares serão obrigatórias a partir de 24 de janeiro em farmácias, escolas e supermercados

Obrigatoriedade será apenas para trabalhadores em contato direito com o público

O governador Camilo Santana informou, durante live pelas redes sociais, nesta sexta-feira (14), que haverá obrigatoriedade do uso da máscara padrão N95 ou similar para trabalhadores de farmácias, supermercados e escolas. Para esclarecer informações desencontradas sobre o tema, o Governo antecipa redação do decreto para o Diário Oficial ressaltando que o intervalo entre os dias 17 e 23 de janeiro será de adaptação dos estabelecimentos citados à norma. A medida passa a valer efetivamente a partir da segunda-feira (24).

São exemplos destes profissionais, os professores e porteiros, nas escolas; os caixas, nos supermercados e farmácias.

BBB22: cratense Vinicius é o primeiro integrante da ‘pipoca’ a alcançar 1 milhão de seguidores no Instagram

Marca ocorreu menos de um dia após a divulgação da sua participação no reality show.

O cearense Vinícius, anunciado na tarde desta sexta-feira (14) como um dos integrantes do BBB22 foi o primeiro do grupo ‘pipoca’ a atingir a marca de um milhão de seguidores no Instagram, neste sábado (15). O feito ocorreu menos de 24 horas após o seu anúncio no reality.

Vinicius é bacharel em direito, mas trabalha como digital influencer criando conteúdos cheios do humor característico do Ceará. Ele, inclusive, se considera “influencer da baixa renda” ao mostrar o dia a dia simples no Crato, município do Cariri, no interior do estado, onde mora.

“Tu crê que isso é de verdade? Num é sonho não? Armaria, meu povo, UM MILHÃO de lampiõezinhos ofuscando até os satélites da NASA 💡✨. Nosso menino merece demais! O pobi vai ficar é doido se souber disso kkkkkkk… Fica aqui nosso agradecimento especial a cada um de vocês!”, publicou na rede social o administrador do participante no Instagram.

Fonte: G1/Ceará 

Recém-nascido é salvo de engasgo após atendimento do Samu por telefone em Juazeiro do Norte

Médico de plantão orientou o tio do bebê a realizar a manobra de Heimlich, técnica recomendada em situações de engasgo

Na noite dessa quinta-feira (13), por volta das 22h, a Central de Regulação de Urgências do Samu 192 Ceará, em Juazeiro do Norte, foi acionada para atendimento a uma ocorrência de engasgo em recém-nascido.

A criança, um menino de apenas um dia de vida, estava com os sinais vitais comprometidos após engasgo decorrente da amamentação. O médico de plantão e coordenador da Central de Juazeiro do Norte, Marco Rulim, atendeu à ocorrência e prestou as primeiras orientações para que a família conseguisse fazer a manobra de Heimlich, procedimento padrão em casos deste tipo.

Com as orientações e o acompanhamento do médico, por telefone, o tio da criança conseguiu realizar a manobra da forma correta, desobstruindo as vias aéreas do pequeno. Uma viatura do Serviço chegou ao local em seguida, dando continuidade ao atendimento e assegurando a saúde do bebê.

“Isso nos traz um momento de muita felicidade, por conseguir atingir o objetivo, trazer essa criança de volta de uma parada [cardiorrespiratória]. Toda a equipe que estava de plantão ficou muito emocionada, muito emotiva. Cada vida que salvamos é motivo para comemorarmos”, afirma Rulim.

Respeitando o desejo da família, as identidades da criança e de seus familiares serão preservadas.

Heimlich

A técnica de primeiros socorros é comumente utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou algo que fique preso nas vias respiratórias, impedindo a respiração. Na manobra, utilizam-se as mãos para fazer pressão sobre o diafragma, o que provoca uma tosse forçada, expulsando dos pulmões o corpo estranho