POR AGÊNCIA NEWS CARIRI
332 Policiais e 23 bombeiros militares que atuam no Cariri e Centro-Sul do Ceará foram promovidos durante cerimônia oficial realizada na manhã desta quinta-feira, 23, no Ginásio da Universidade Regional do Cariri (Urca), no Crato.
A solenidade foi conduzida pelo governador Camilo Santana, acompanhado da vice-governadora Izolda Cela; do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron; do comandante-geral da Polícia Militar do Ceará, coronel Márcio Oliveira; do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, coronel Ronaldo Roque de Araújo; e demais autoridades.
O prefeito e vice-prefeito do Crato, Zé Aílton Brasil e André Barreto, respectivamente, além de familiares dos graduados também compareceram à cerimônia.
As promoções são asseguradas por meio da lei que garante a ascensão contínua nas carreiras das corporações. A lei, criada e sancionada em 2015 pelo governador Camilo Santana, criou um fluxo regular e automático na carreira dos oficiais e praças estaduais. Com isso, o Estado garantiu mais de 25 mil promoções de militares até o momento.
O governador Camilo Santana falou sobre o compromisso firmado na sua gestão para reconhecer e valorizar os profissionais da Segurança Pública. “Vivemos um momento difícil. Nenhum estado está fazendo isso, mas o Ceará, pelo seu nível de organização, pelo seu nível de trabalho e o comprometimento de sua equipe, conseguiu viabilizar esse importante reconhecimento”, disse durante discurso.
Para o tenente-coronel Luciano Rodrigues, comandante do BPRAIO na região do Cariri, a solenidade de promoção representa uma vitória da tropa. “Deixamos bem claro a sensibilidade do nosso excelentíssimo governador, que agravés dele foram normalizadas as questões seculares das promoções, então hoje é uma data festiva. Estamos prestigiando mulhesres e homens abnegados que têm seu reconhecimento agora nas promoções, que trazem um sentimento de responsabilidade ainda maior para com a sociedade e perante a tropa”, comentou o militar em entrevista ao News Cariri.