Comunidades da zona rural do Crato recebem 20 mil alevinos do programa de peixamento

Foto: Reprodução/Ascom Crato

Publicidade

Fortalecer a agricultura familiar é ampliar o acesso às políticas públicas de incentivo à produção rural. Dessa forma, a Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos (SDARH), dá continuidade ao projeto de peixamento no município. Nesta quarta-feira, 08, o Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, acompanhado pelo Secretário de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, Carlos Freires, lançou o projeto de peixamento na comunidade do Assentamento 10 de Abril.

Fruto de uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará (DAS), o projeto de peixamento conta com a distribuição de 20 mil alevinos de tilápia em açudes de 10 comunidades rurais do Crato. Esse é mais um projeto de política pública voltada à agricultura familiar. “Estamos cada vez mais incentivando o pequeno produtor. Com o peixamento, damos a oportunidade de eles produzirem nos pequenos açudes e terem renda extra e, assim, segurança alimentar para suas famílias. Agradecemos o apoio do Governo do Estado na realização desse projeto”, afirma o Prefeito.

De acordo com o Zé Ailton, o município tem criado uma rede de apoio e fortalecimento da agricultura familiar como, por exemplo, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que compra dos pequenos produtores os produtos para abastecer as unidades socioassistenciais e escolas públicas municipais. “Estamos contribuindo com o pequeno produtor do nosso município, temos programas como o PROARA e o melhoramento genético dos rebanhos e agora o peixamento, que vem complementar esse nosso trabalho”, destaca.

Monitoramento

A partir de monitoramento das colônias de peixes e qualidade dos açudes, a SDA leva ao município alevinos machos e fêmeas para o povoamento dos açudes. Segundo o técnico da Coordenação de Pesca e Aquicultura Familiar da SDA, Paulo Augusto, os peixes são trazidos do açude Orós.

“Primeiro, a gente mapeia os açudes, entrega os peixes, identifica colônias, fazendo monitoramento antes e depois. O foco principal desse projeto é garantir melhoria de renda e alimentação para estas populações. É importante que os pescadores não pesquem com rede com malha menos de 9 cm”, afirma, explicando que a abertura pequena da rede de pesca retira filhotes antes da reprodução.

Receberam alevinos do programa de peixamento do Crato as comunidades de Cachoeira dos Gonçalves, Assentamento 10 de Abril, Catingueira dos Xenofonte, Caldeirão Bom Sucesso, Distrito de Dom Quintino, Palmeirinha dos Vilar, Jenipapeiro, Umari, Lagoinha dos Costa, Pai Mané e Ipueira da Palha.

Publicidade

Leia também