Brasil chega a 5 casos da variante ômicron: 3 em SP e 2 em Brasília

Foto: Reprodução/UOL

Publicidade

O Ministério da Saúde confirmou nesta quinta-feira (2) mais dois casos da ômicron em Brasília. Com os outros três casos já detectados em São Paulo, o Brasil registra até o momento 5 pacientes com a nova versão do coronavírus.

As informações foram passadas pela Secretaria da Saúde do Distrito Federal, que garante que exames laboratoriais comprovaram a infecção.

Apesar da notícia, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que o ritmo da vacinação traz “tranquilidade” para enfrentar todas as variantes do coronavírus no país.

“Ontem [quarta-feira, 1º de dezembro], 2 milhões de pessoas foram vacinadas. Isso nos dá tranquilidade para enfrentar as variantes” – Marcelo Queiroga.

 

Investigação em Brasília

Na terça-feira (30), o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) anunciou que investigava um possível caso. Tratava-se de um homem, com idade entre 40 e 49 anos, que havia viajado para a África do Sul e voltado ao Brasil no mesmo voo que chegou ao Aeroporto de Guarulhos no sábado (27), onde houve outro caso suspeito. De São Paulo, ele embarcou em outra aeronave para Brasília.

No mesmo dia, o governador Ibaneis Rocha (MDB) cancelou as festas de réveillon programadas para este ano na capital federal.

Casos em São Paulo

Na quarta-feira (1º), a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo confirmou o terceiro caso da variante ômicron no Brasil. Trata-se de um passageiro de 29 anos vindo da Etiópia e que desembarcou no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na Grande SP, no sábado (27). Na ocasião, ele testou positivo para Covid-19.

Um dia antes, na terça-feira, o Instituto Adolfo Lutz já havia anunciado resultado positivo nos testes para ômicron realizados por um casal de missionários brasileiros que moram na África do Sul. Eles vieram para São Paulo visitar familiares que moram na Zona Leste da capital.

Os dois não moram no Brasil e, por conta disso, não tinham registro no VaciVida de vacinação contra a Covid no estado de São Paulo. Em entrevista à GloboNews na manhã desta quarta, o secretário municipal da Saúde de São Paulo, disse que o casal recebeu a dose única da vacina da Janssen na África do Sul.

Fonte: G1

Publicidade

Leia também