POR AGÊNCIA NEWS CARIRI
Duas festas em locais fechados foram encerradas neste fim de semana em Barbalha por descumprimento do decreto estadual de isolamento social. A fiscalização foi feita pela Vigilância Sanitária Municipal, Polícia Militar, Guarda Municipal e Demutran.
As abordagens ocorreram no Sítio Macaúba, zona rural do município, onde centenas de pessoas participavam de eventos sem o passaporte sanitário ou com ausência de máscara de proteção facial, inclusive no momento da dança. Os organizadores desses eventos foram penalizados e os participantes conduzidos às suas casas.
Em 18 de novembro de 2021 o Município de Barbalha aderiu ao Decreto Estadual de Isolamento Social. O município seguia mais restritivo no seu Decreto Municipal, sobretudo no limite de pessoas para eventos, porcentagem máxima dos estabelecimentos e horário de funcionamento.
Com as flexibilizações, a equipe de fiscalização formada pela Vigilância Sanitária, Demutran, Amasbar, Polícia Militar e BPRAIO perceberam no município de Barbalha um maior número de infrações sanitárias no tocante ao passaporte sanitário como condição de acesso nos estabelecimentos comerciais e eventos, além da obrigatoriedade da máscara de proteção facial.
Neste final de semana, durante a Operação Cariri Seguro, deflagrada pela Polícia Militar, mais de 1000 pessoas foram abordadas em Barbalha, seja em bares ou em eventos descumprindo os protocolos sanitários para o enfrentamento do coronavírus.