Capacete Elmo: pedido de registro da marca é aprovado pelo Inpi

Inovação genuinamente cearense, o capacete de respiração assistida Elmo teve o pedido de registro da sua marca autorizado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). A solicitação havia sido enviada ao órgão no início deste ano e foi aprovada há cerca de duas semanas. Agora, o processo entra nos trâmites finais.

Como titulares da marca estão a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Esmaltec S.A e Fundação Edson Queiroz – entidades responsáveis pelo desenvolvimento e fabricação do dispositivo.

A coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da ESP/CE, Alice Pequeno, explica que o registro da marca garante o seu uso exclusivo na identificação das atividades referentes ao equipamento, além de impedir o uso indevido do símbolo por terceiros. “Ter a marca registrada indica credibilidade, procedência e qualidade do produto”, acrescenta a gestora.

Outra inscrição já solicitada ao Inpi foi a da patente do capacete, em julho de 2020. Com a medida, fica assegurada a exploração comercial exclusiva da invenção pelo grupo idealizador do Elmo, proibindo o uso, a venda e a fabricação do produto por outros. Em contrapartida, é disponibilizado acesso ao público sobre o conhecimento dos pontos essenciais e as reivindicações que caracterizam a novidade no invento.

Novos registros

A partir da experiência adquirida nos últimos meses com o dispositivo de respiração assistida, a ESP/CE analisa novos registros junto ao Inpi, a fim de ampliar a agregação de valor e a segurança jurídica aos seus produtos e serviços.

O Elmo é um capacete de respiração assistida genuinamente cearense, não-invasivo e mais seguro para profissionais de saúde e pacientes

“Com a instituição do NIT, estamos fazendo um diagnóstico das possibilidades de registro de marcas e de outros componentes da propriedade intelectual, como direitos autorais e programas de computador, bem como possíveis patentes a partir do desenvolvimento de novos dispositivos para a Saúde”, diz Alice Pequeno.

Elmo

O Elmo é um capacete de respiração assistida criado, inicialmente, para tratar pacientes com quadro leve ou moderado de Covid-19. Desenvolvido no Ceará, o dispositivo não-invasivo melhora a capacidade respiratória, reduzindo em 60% a necessidade de internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de ter baixo custo e ser mais seguro para os profissionais de saúde.

Sua marca gráfica possui elementos que representam a proteção utilizada por soldados em guerras antigas e medievais.

Acesse o site oficial do dispositivo e saiba mais.

Fonte: Governo do Ceará

Juazeiro anuncia melhorias para o abastecimento de água na Zona Rural

O Prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, assinou nesta terça feira, 30, o decreto que regulamenta a lei autorizando o gerenciamento, por parte do Sistema Integrado de Saneamento Rural (SISAR), do Sistema de abastecimento de água na Vila São Gonçalo, através do Programa Águas do Sertão. A assinatura foi realizada na quadra da Comunidade, com a presença dos moradores do local.

A lei estabelece diretrizes de saneamento básico e abastecimento de água operados pelos próprios usuários, por meio de associações comunitárias de comunidades rurais de pequeno porte, sendo voltada para a população de baixa renda que reside na zona rural.

O Programa Águas do Sertão tem o objetivo de reduzir a vulnerabilidade e fortalecer a resiliência da população rural à escassez de água, melhorando as condições de saúde e qualidade de vida, por meio de soluções de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

O Secretário de Agricultura e Abastecimento, Roberto Sampaio, também esteve presente e destacou que essa conquista irá facilitar e viabilizar o consumo de água de qualidade para todos da localidade.

Participaram do momento, ainda, a Primeira-Dama do município, Sandra Cavalcante, o vereador Rafael Cearense, e representantes de associações e do Sisar.

Fonte: Ascom Juazeiro do Norte

Com Sobral e Juazeiro do Norte na lista, CNH Popular atende oito cidades a partir de sexta-feira (3)

Tendo atendido candidatos do Programa CNH Popular de 65 municípios em pouco mais de um mês, o Detran-CE divulga, nesta quarta-feira (1º), os oito locais que serão contemplados entre os dias 3 e 6.

São eles: Sobral, Juazeiro do Norte, Paracuru, Itaitinga, Aquiraz, Maranguape, Pacatuba e Aracati. É importante que os candidatos respeitem o horário agendado, a partir das 8 horas do respectivo dia, e compareçam com os documentos solicitados.

Documentação necessária (originais e cópias legíveis)
– Identidade
– CPF
– Comprovante de Residência
– Declaração do CRAS (para Beneficiário do Programa Bolsa Família)
– Laudo Médico com Código CID (para deficiente físico)
– Declaração da Secretaria de Segurança Pública (para egresso do Sistema Penitenciário)

Nesta etapa inicial de atendimento, os candidatos que se inscreveram no site oficial do Detran-CE (www.detran.ce.gov.br) e tiveram os cadastros aprovados, passam por análises de documentações, identificação, através de foto e biometria e assinatura digital, além de exames clínicos e psicológico e o encaminhamento ao Centro de Formação de Condutores (CFC) para início das aulas teóricas.

Confira o calendário
3/12
Sobral
Juazeiro do Norte

4/12
Paracuru
Itaitinga
Aquiraz
Maranguape
Sobral
Juazeiro do Norte

5/12
Pacatuba
Aracati
Aquiraz
Maranguape
Sobral
Juazeiro do Norte

6/12
Pacatuba
Aracati
Juazeiro do Norte

Fonte: Governo do Ceará

De fraudes românticas a prêmios de loteria: veja dicas da cartilha da Secretaria da Segurança do Ceará para redes sociais

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) lançou, nesta quarta-feira (1º), uma cartilha de segurança com um passo a passado para evitar golpes aplicados por criminosos nas redes sociais, como no Whatsapp, Instagram, Facebook, LinkedIn, Telegram e Twitter. (veja abaixo os links de acesso às cartilhas)

A cartilha foi criada pela da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp). Para o Instagram, a Pasta alerta para o que chama de fraude romântica, que nada mais é quando golpistas enviam mensagens românticas a pessoas que eles não conhecem. Na maioria das vezes, eles fingem ser divorciados, viúvos, e dizem estar passando por algum momento difícil.

A Supesp alerta para que a população esteja atenta ao se envolver em conversas dessa natureza com pessoas desconhecidas.

A Pasta também cita fraude lotérica, quando mensagens alegam que você está entre os vencedores de uma loteria e que pode receber seu dinheiro pagando um pequeno adiantamento. O golpista pode pedir informações pessoais como endereço físico ou detalhes da sua conta bancária, que poderão ser usados para outras atividades criminosas.

Veja outras dicas para evitar fraudes no Instagram:

Fraudes de empréstimo:

É quando golpistas enviam mensagens ou deixam comentários em publicações, oferecendo empréstimos rápidos com juros baixos mediante uma pequena taxa de adiantamento.

Conforme alerta da SSPDS, quando o pagamento inicial for feito, os golpistas poderão pedir mais dinheiro para fornecer um empréstimo maior ou simplesmente encerrar a conversa e desaparecer com o pagamento. A Pasta alerta para que a população evite fazer transações para pessoas que você não conhece.

Investimento falso:

Golpistas prometem benefícios monetários irreais, como oferecer converter uma pequena quantia de dinheiro em uma grande quantia (por exemplo, R$ 100 = R$ 1 mil), e solicitar dinheiro da pessoa.

A falsa promessa de retorno sobre o investimento tem como consequência o golpista desaparecer com o pagamento. A SSPDS alerta para que as pessoas tomem cuidado com pessoas que prometam aumentar seu investimento rapidamente, esquemas de pirâmide e esquemas que prometem deixá-lo rico rapidamente.

Confira as cartilhas de segurança:

Barro e Viçosa do Ceará terão novas eleições neste final de semana

Eleitores dos municípios de Barro e Viçosa do Ceará voltarão às urnas neste domingo (5) para escolher novos prefeitos e vices, após as chapas vencedoras no ano passado terem sido cassadas. O horário de votação será o mesmo das Eleições 2020, entre 7h e 17h, sendo o período das 7h às 10h destinado, preferencialmente, às pessoas acima de 60 anos e de outros grupos de risco.

Em Barro, 15.971 eleitores estão aptos a votar nas urnas eletrônicas de 53 seções eleitorais, distribuídas em 23 locais de votação. Já em Viçosa do Ceará, 43.774 pessoas estão aptas a votar; o município irá funcionar com 146 seções eleitorais distribuídas em 56 locais de votação

Fonte: G1 CE

Novo agendamento da 1ª dose para jovens a partir de 12 anos será aberto nesta quinta (02) em Juazeiro

A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte – SESAU abre novo agendamento de público a partir de 12 anos, para vacinação de 1ª dose contra a Covid-19. Serão 800 vagas para público de 12 a 17 anos e 1.000 vagas para as pessoas acima de 18 anos. O agendamento será aberto na plataforma Saúde Digital a partir das 10 horas desta quinta-feira (02).

A imunização será neste sábado (04), para os dois públicos. Para as pessoas a partir de 12 anos, o horário será das 8h às 12 horas, na Secretaria de Saúde. Já para as pessoas acima de 18 anos, o horário será de 8h às 13 horas, no Centro de Dermatologia.

Os documentos necessários são: RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência.

Fonte: Ascom Juazeiro do Norte

Juazeiro divulga nova aplicação de 2ª dose das vacinas Coronovac e Pfizer

Juazeiro do Norte vai realizar aplicação de 2ª dose das vacinas Coronavac e Pfizer neste sábado, 4, das 8h às 13 horas.

Não precisará de agendamento na plataforma Saúde Digital. A lista nominal será divulgada no site oficial da Prefeitura: www.juazeirodonorte.ce.gov.br, a partir das 17 horas desta quinta-feira, 2.

Mesmo que o nome não esteja na lista, pode se dirigir aos locais destinados. Os documentos necessários são: RG, CPF, cartão SUS, cartão de vacinação e comprovante de residência.

Veja cada perfil e os locais referente ao imunizante:

 

População geral que tomou a 1ª dose da vacina Pfizer até o dia 10 de outubro e ainda não tomou a 2ª dose

Locais:

Escola Edward Teixeira

Escola Pelúsio Correia

Unileão campus Lagoa Seca

 

População geral que tomou a 1ª dose da vacina Coronavac até o dia 12 de novembro e ainda não tomou a 2ª dose

Local:

Unijuazeiro

 

Documentos necessários são: RG, CPF, cartão SUS, cartão de vacinação e comprovante de residência.

Fonte: Ascom Juazeiro do Norte

Camilo prepara minirreforma e avisa: quem for disputar mandatos, precisa deixar governo até o fim do mês

O governador Camilo Santana (PT) informou, em uma circular, que os secretários de governo e os dirigentes de órgãos vinculados que pretendam disputar mandatos nas eleições gerais de 2022, devem se desincompatibilizar até o fim deste ano. A ação possibilitaria uma minirreforma na equipe do Palácio da Abolição já em janeiro de 2022. A informação foi confirmada ao O POVO pela Casa Civil.

De acordo com a regra eleitoral, a desincompatibilização deve ocorrer até seis meses antes das eleições, ou seja, até abril do ano que vem. A ideia da antecipação, segundo o governo, seria dar mais tempo aos substitutos para se aprofundarem em ações e programas das secretarias e evitar a descontinuidade de projetos em andamento.

Com a determinação, nomes como Zezinho Albuquerque (Cidades); Artur Bruno (Meio Ambiente); Inácio Arruda (Ciência, Tecnologia e Educação Superior); Lia Gomes (secretária executiva de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da SPS) e Francisco de Assis (Desenvolvimento Agrário) cotados para a disputa eleitoral, podem anunciar a saída da gestão ainda em dezembro.

Outra possível consequência da determinação do governo é que o deputado federal Mauro Filho (PDT), com passagens pela Secretaria de Planejamento e Gestão e atualmente licenciado do órgão, pode não voltar a assumir a Seplag na gestão Camilo. O próprio governador, cotado para disputar vaga no Senado em 2022, tem que desincompatibilizar até abril próximo, caso queira entrar disputa pelo Legislativo Federal.

Fonte: O POVO

Cícero Lúcio deixa TV Verde Vale após 14 anos na emissora

Após 14 anos no ar pela TV Verde Vale, o apresentador Cícero Lúcio anunciou que vai deixar a emissora juazeirense. Ele foi convidado a assumir um novo projeto em Aracati. “Se encerra aqui um ciclo”, disse o apresentador ao se despedir do público, externa do ainda gratidão à direção da emissora.

Com a saída de Lúcio, o comando do Rota, famoso programa policial da TV local, passa para o jornalista Eri Menezes, que atuava como repórter da mesma emissora. Ele inicia como titular da atração já nesta quarta-feira, 14.

Além de comunicador, Cícero Lúcio é suplente de vereador. Em 2020, ele concorreu ao legislativo na chapa do prefeito Glêdson Bezerra, pelo Podemos, mesma legenda do gestor.