População enfrenta dificuldades para gerar comprovante digital de vacinação no Cariri; entenda

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

Começou a vigorar nesta segunda-feira, 22, em todo o Ceará a exigência do passaporte da vacina em bares, restaurantes e eventos sociais. Buscando se adequar à nova norma, centenas de caririenses tentam emitir o comprovante digital de vacinação no aplicativo ConectSus. Para algumas pessoas, no entanto, as tentativas vêm sendo frustradas porque ainda não constam dados da segunda dose, mesmo para quem já recebeu a aplicação.

O problema se dá devido a inconformidades no processo de transmissão das informações pelas Prefeituras aos Sistemas do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde.

Em Barbalha, a Secretaria Municipal de Saúde publicou nota para esclarecer o impasse. “O registro das doses de vacinas contra a Covid-19 recebidas no Município é realizado pelo setor de Imunização local diretamente na plataforma Saúde Digital do Estado do Ceará. A visualização das doses no ConectSus não acontece de forma imediata e depende do envio dos dados pelo Sistema Estadual para o Nacional, podendo levar algum tempo para ocorrer esta migração que não é de controle Municipal” informou a pasta.

A principal recomendação, no momento, é que o cartão de imunização seja guardado em local seguro, pois ele é a única garantia que serve como passaporte vacinal para quem ainda é afetado pela lentidão do sistema digital.