Megaoperação contra esquema ilegal de jogo do bicho apreende carros de luxo e dinheiro na casa de políticos e empresários no Cariri

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

Operação deflagrada pela Polícia Civil do Ceará (PC-CE) nesta quinta-feira, 18, denominada Públio Vatínio, cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão contra uma organização criminosa suspeite de liderar um esquema ilegal de Jogo do Bicho no Cariri e Centro-Sul do Estado. A ofensiva também mira crimes contra a administração pública e investiga possíveis desvios de verbas.

Os 97 mandados mandados, expedidos pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas em Fortaleza, estão sendo cumpridos nas cidades de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Várzea Alegre e Fortaleza. Ao menos 203 policiais participam da força-tarefa. No total, são 43 ordens de busca e apreensão, cinco medidas cautelares diversos mandados de prisão. Ainda estão sendo solicitados seis afastamentos das funções públicas (vereadores e servidores públicos) 43 de sequestro criminal para apreensão de veículos, imóveis, bloqueio de contas bancárias e fundos de investimento.

De acordo com as investigações, o esquema criminoso teria movimentado cerca de R$ 400 milhões entre 2016 e 2020. Servidores públicos, políticos e empresários lideravam o grupo.

Conforme apurado pelo News Cariri, um dos mandados foi cumprido na residência de um político em Várzea Alegre. Ainda não se sabe se a ordem se relaciona a prisão ou busca e apreensão. Outro alvo da ofensiva policial foi um ex-vereador de Juazeiro do Norte. Os nomes não serão divulgados até confirmação junto à PC-CE.