Retorno das atividades presenciais nas universidades do Ceará só deve ocorrer em 2022

Por Yago Pontes / Agência News Cariri

Com a publicação do último decreto pelo governador Camilo Santana, a liberação das aulas presenciais nas universidades foi autorizada. Sendo assim, a manutenção do sistema remoto ou híbrido, deve se dar apenas em casos restritos como motivos de saúde.

Entretanto, algumas universidades já divulgaram seus planos de atuação para o fim do ano de 2021. Por se tratar de um sistema baseado em semestres, muitas já definiram que o retorno às atividades presenciais se dará apenas em 2022, com a oferta de aulas e atividades remotas durante o resto deste ano.

Saiba como ficará a retomada em algumas universidades do Cariri e no Ceará:

Universidade Federal do Cariri (Ufca)

As atividades presenciais da Ufca retornarão apenas em 2022, segundo o pró-reitor de Graduação da Universidade, professor Rodolfo Jakov. Algumas disciplinas, de caráter prático, já estão acontecendo neste modelo.

Universidade Regional do Cariri (Urca)

Segundo a assessoria de comunicação da Urca, as atividades presenciais serão retomadas apenas no próximo semestre letivo. No momento, apenas disciplinas de laboratório e alguns estágios acontecem neste modelo.

Universidade Federal do Ceará (UFC)

A UFC retomou presencialmente as atividades administrativas, que voltaram a acontecer em 1º de outubro. A volta do atendimento segue orientações do protocolo de biossegurança da Universidade.

O ensino presencial será retomado somente em 2022. Para o atual semestre, 2021.2, a decisão sobre o modelo das disciplinas – presencial, remoto ou híbrido – está a cargo das unidades acadêmicas. É obrigatório, porém, que seja oferecida a opção de ensino remoto para estudantes de grupos de risco ou que sejam contaminados pelo coronavírus.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

As atividades presenciais, tanto administrativas quanto de ensino, ainda não foram retomadas no IFCE. A instituição está com formulário aberto à comunidade acadêmica para receber opiniões e sugestões sobre o retorno, com participações até 5 de outubro. O formulário pode ser acessado neste link.

Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

A assessoria de comunicação da UVA informou que as atividades do semestre atual (2021.1) seguirão de forma remota até seu encerramento, em 22 de dezembro. Para 2021.2, os órgãos competentes da Universidade avaliarão as condições de retorno, e a decisão será comunicada junto ao calendário acadêmico do semestre.

Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão)

O semestre letivo 2021.2 da Unileão iniciou em 16 de agosto. As aulas estão acontecendo nos formatos híbrido, remoto e presencial, a depender da disciplina.

Universidade Juazeiro do Norte (Unijuazeiro)

Em nota publicada no site da instituição, o semestre letivo teve início no dia 10 de agosto. As aulas seguem com o formato híbrido até o fim de 2021, com a oferta de algumas disciplinas teóricas de forma presencial. Já as disciplinas práticas, todas acontecerão presencialmente, de acordo com os decretos estabelecidos.

*Com informações do Portal O POVO