Moderna: vacina contra Covid-19 é segura e produz resposta imune em crianças de 6 a 11 anos, diz empresa

Foto: Reprodução/RFL

Publicidade

A farmacêutica Moderna anunciou nesta segunda-feira (25) que sua vacina contra a Covid-19 é segura e produz uma poderosa resposta imunológica em crianças de 6 a 11 anos. Os resultados são preliminares e ainda não foram publicados em nenhuma revista. A vacina não é usada no Brasil.

Os dados dos testes clínicos com mais de 4.700 crianças desta faixa etária “demonstram uma forte resposta imunológica (…) um mês depois da segunda dose e um perfil de segurança favorável”, afirmou a farmacêutica.

Em crianças de 6 a 11 anos, a maioria dos eventos colaterais foram leves ou moderados; as mais comuns são fadiga, dor de cabeça, febre e dor no local da injeção.

A Moderna planeja enviar os dados para a Food and Drug Administration (agência regulatória dos EUA), para a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e outros reguladores globais em breve.

“Estamos ansiosos para entrar com um processo junto aos reguladores em todo o mundo e continuamos comprometidos em fazer nossa parte para ajudar a acabar com a pandemia de Covid-19 com uma vacina para adultos e crianças de todas as idades”, disse Stéphane Bancel, CEO da Moderna.

No Brasil

A vacina da Moderna não é usada no Brasil. Para adolescentes a partir dos 12 anos, o imunizante liberado no país é o da Pfizer.

Em junho, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso da vacina da Pfizer para os maiores de 12 anos. Em setembro, após um vai e vem, o Ministério da Saúde voltou a liberar a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos, mesmo os sem comorbidades, contra a Covid-19.

Na sexta-feira (22), a Pfizer anunciou que a vacina é segura e mais de 90,7% eficaz na prevenção de infecções em crianças de 5 a 11 anos.

Fonte: G1

Publicidade

Leia também