A primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, irá receber o título de cidadã fortalezense, nesta terça-feira, 19, às 19 horas, em sessão solene no Plenário da Câmara Municipal de Fortaleza. O projeto de decreto legislativo é de autoria do vereador Léo Couto (PSB) e foi aprovado pelos demais vereadores em sessão no mês de setembro.
Onélia é natural de Juazeiro do Norte, na região do Cariri, e como primeira-dama tem se destacado à frente de projetos como o Programa Mais Infância Ceará e também na presidência do Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil do Estado do Ceará (CPDI).
O Mais Infância, criado em 2015, por exemplo, é um iniciativa que estabelece bases sustentáveis para o desenvolvimento integral de crianças e vem priorizando a redução das desigualdades e a assistência às famílias mais vulneráveis do Estado.
Em sua justificativa, Léo Couto, vereador que propôs o título, argumentou que a esposa do governador Camilo Santana possui “relevantes e reconhecidos serviços prestados ao povo fortalezense”, bem como se dedica a trabalhos que investem no “desenvolvimento infantil” e “na criança para a construção de uma sociedade melhor”.
Onélia Santana é graduada em Letras Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri, psicopedagoga clínica e institucional pela Unichristus e doutoranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC-SP. Também é formada em Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância, em Harvard, e em Políticas Públicas para o Desenvolvimento da Primeira Infância pela Insper-SP. Camilo e Onélia são casados desde 2010, e estão à espera do terceiro filho.
Fonte: O POVO