Crato tem índices bem avaliados no Diagnóstico da Situação da Criança e do Adolescente

Publicidade

Idealizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Organização da Sociedade Civil Verde Vida e Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SMDS), foi lançado na tarde da quinta-feira, 14, no Buffet Lagarta Pintada, o “Conhecer para Proteger: Diagnóstico da Situação da Criança e do Adolescente no município do Crato”.

O referido diagnóstico teve como objetivo conhecer a rede de atenção às crianças e adolescentes, onde foram identificadas diversas realidades e situações vivenciadas por esse público no município. A partir dele, será possível compreender sobre o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, e sobre a rede de atendimento e proteção.

O documento foi construído a partir de uma metodologia aplicada por meio de pesquisa de campo com o envolvimento de jovens com idade entre 15 e 25 anos, atendidos pelas organizações sociais locais; membros do CMDCA; uma coordenação de área de pesquisa com técnicos multiprofissionais. A operacionalização da proposta se deu nos territórios assistidos pelos Centros de Referência de Assistências Social (CRAS) da cidade.

O Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, parabenizou a todos pela elaboração do Diagnóstico, e destacou a importância da parceria das organizações sociais para a construção de políticas públicas para crianças e adolescentes. “Que esse trabalho muito bem articulado juntamente com as organizações sociais possa realmente ser aproveitado para enfrentarmos os desafios que permeiam esse público”, disse.

Crato com destaque nos índices

Segundo Mônica Sillan, consultora técnica de pesquisa, a partir do Diagnóstico, foi identificado que o serviço de assistência social do Crato consta de bom a excelente. “Alguns desafios e dificuldades foram identificados, recomendações apresentadas para melhorar esses pontos, mas no geral, o município do Crato está bem organizado na assistência a esses públicos”.

Também estavam presentes no lançamento, o vice-prefeito André Barreto; as secretárias de Desenvolvimento Social e de Saúde, Ticiana Cândido e Marina Feitosa, respectivamente; a Controladora Adjunta do Município, Cleia Feitosa; representando o Legislativo cratense, o vereador Dr. Dudé Moraes; o Presidente do CMDCA, Ricardo Aguiar; a Coordenadora do Diagnóstico, Jany Mery Alencar; representando os jovens pesquisadores, a aluna Emily Rebeca; professores da plataforma de ensino à distância; equipe do CREAS e dos CRAS; APAPROMEJE; SOAFAMC; Associação Ecos da Esperança; Projeto Nova Vida e Instituto Arte Vida.

Publicidade

Leia também