Crato: Bombeiros resgatam cadela de poço com 20 metros de profundidade

Foto: Corpo de Bombeiros/Reprodução

Publicidade

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

Uma guarnição do Corpo de Bombeiros resgatou, na tarde desta terça-feira (26), uma cadela que caiu em uma cacimba, no Bairro Zacarias Gonçalves, no Crato, com 20 metros de profundidade.

Os bombeiros militares foram acionados por volta das 13h07 por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) de Juazeiro do Norte da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), que recebeu o chamado da vereadora Mariângela Bandeira, conhecida por atuar em defesa da causa animal. “um cachorro caiu em um poço, não seu informar se tem água”, declarou Mariângela ao pedir apoio na ocorrência.

De imediato, os bombeiros lotados na 2ª Companhia do 5º Batalhão de Bombeiros Militar (2ª Cia/5º BBM), com sede na cidade de Crato, se deslocaram até o endereço informado para prestar o socorro.

De acordo com o subtenente José Roberto Bento da Silva, “chegando no local, a viatura ficou na área urbana do bairro e a guarnição e populares caminharam por 10 minutos seguindo uma trilha na mata para chegar no local onde se encontrava a cadela no poço”, relatou o comandante do socorro.

Ainda conforme o Subtenente, ”para o resgate foi montado um sistema de ancoragem com multiplicador de força, utilizando um tripé e um conjunto de moitões, corda e mosquetões“. Esse sistema permitiu a descida controlada de um bombeiro militar, o soldado Janúrio, e logo em seguida o seu içamento com a cadela a terra firme sem machucado aparente. A solicitante da ocorrência adotou a cadela e a nominou de “Robertinha”, em homenagem ao comandante do socorro.

Além do sistema de vantagem mecânica, o bombeiro também utilizou seus equipamentos de proteção individual (EPI) e por prevenção, um equipamento de proteção respiratória autônoma (EPRA), pois poços profundos normalmente tem gases. no fundo do poço, haviam galhos de plantas, que devem ter amortecido a queda da cadela mas também foi visto ferros pontudos, ou seja, a cadela escapou da queda e destes ferros e ainda foi encontrada por populares.

Por prevenção, o Corpo dos Bombeiros do Ceará recomenda que os poços e cacimbas devem estar cercados, sinalizados e tampados para se evitar situações como esta.

Publicidade

Leia também