Com 88,7% de imunizados, Nova Olinda dispensa obrigatoriedade do uso de máscaras contra a Covid

Em decreto publicado nesta quarta (06), a Prefeitura de Nova Olinda, determinou a desobrigação de uso das máscaras de proteção contra o vírus da Covid-19 em ambientes públicos.

A medida foi corroborada pelo prefeito Ítalo Brito (PP), sob a justificativa de que o índice de imunização da população no município de encontra na taxa de 88,7%, e que os casos de internações e casos registrados permanecem em números baixos.

Vale dizer que esta medida não é orientada por especialistas, uma vez que mesmo vacinado, o indivíduo ainda pode transmitir o vírus. Em entrevista ao UOL, o médico Drauzio Varella informou que “a vacina não é um salvo-conduto, de jeito nenhum. Eu estou vacinado, vou sair de máscara, não vou me aglomerar, vou tentar reduzir ao máximo o risco de entrar em contato com o vírus”, explica o médico.

Além disso, um estudo do IHME (Instituto de Métricas e Avaliação em Saúde), da Universidade de Washington, definiu que mesmo com o avanço da vacinação, apenas com o uso continuo de máscaras e distanciamento pode-se brecar a pandemia.

*Com informações do Diário do Nordeste e UOL