LOGO-NEWS-CARIRI

Apple e Samsung voltam a ser notificadas por não justificarem venda de celulares sem carregadores

Foto: Divulgação

Publicidade

As empresas têm 15 dias para responder aos questionamentos e poderá ser instaurado um processo administrativo

O Ministério da Justiça e Segurança Pública voltou a notificar as empresas Apple e Samsung por não cumprirem as medidas sugeridas para justificar a remoção doscarregadores de energia dos produtos eletrônicos vendidos no Brasil.

As empresas têm 15 dias para responder aos questionamentos e o ministério poderá instaurar processo administrativo.

Elas haviam sido notificadas em novembro de 2020 e alegaram que a prática adotada estaria relacionada à busca por uma maior durabilidade dos dispositivos móveis e das baterias, bem como a estimulação de um consumo consciente.

“As empresas foram orientadas a adotar políticas que visassem formar cidadãos conscientes das suas responsabilidades, dos seus direitos e do consumo sustentável, algo que efetivamente não foi implementado. Sendo assim, as empresas foram novamente oficiadas para que informem se ainda têm interesse na formalização de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) preventivo, de forma individualizada”, afirma o ministério em nota.

Segundo a Pasta, o TAC prevê que ambas as empresas terão que adotar uma política transitória, com disponibilização, de forma gratuita, de adaptador de tomada para todos os consumidores que adquirirem qualquer um dos produtos de sua linha, até que sejam implementadas iniciativas voltadas ao consumo consciente para o consumidor, com desenvolvimento de campanhas informativas e educacionais.

No caso da Samsung, foi adotada uma campanha por um curto período que não cumpriu as medidas sugeridas pela Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), afirma o ministério.

“Caso a resposta das empresas seja positiva, serão iniciadas as negociações pela comissão de TAC instaurada no âmbito da Senacon. Do contrário, o DPDC vai avaliar a pertinência de instauração de processo administrativo para aprofundar as investigações em face das empresas envolvidas”, conclui a Pasta.

Outro lado

A Samsung informou, em nota, que ainda não recebeu a notificação e que vai disponibilizar um adaptador de tomada para todos os consumidores até 31 de dezembro. Veja a íntegra do texto:

“A Samsung informa que, até o momento, não recebeu a notificação mencionada. A empresa reforça que disponibilizará gratuitamente um adaptador de tomada para todos os consumidores que adquirirem um dos novos smartphones Galaxy Z Fold 3 5G e Galaxy Z Flip 3 5G até 31 de dezembro de 2021. A ação é válida para os consumidores que comprarem os smartphones no período de 16 de setembro de 2021 a 31 de dezembro de 2021.

O resgate poderá ser solicitado de 18 de outubro de 2021 até o dia 31 de janeiro de 2022, através do site Samsung Para Você. A entrega será feita no endereço indicado pelo consumidor. Mais informações no site: https://www.samsungparavoce.com.br/”

Fonte: R7

Publicidade

Leia também

TV News Cariri

Publicidade

FFC272FC-CA03-4A94-A7A0-38967487BE92
3FB15E2F-83D2-4049-A223-93DA1E6E9C5B

Contatos:

E-mail : nnewscariri@gmail.com

Últimas