Detran-CE realiza curso de Libras para servidores e colaboradores no Cariri

Foto: Irailton Menezes / Ascom Detran-CE

Publicidade

O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), por meio da Diretoria de Educação de Trânsito, realiza, desde segunda-feira (13), o curso básico de Libras. A ação é destinada aos servidores e colaboradores do órgão, além de interessados vindos de instituições parceiras. A capacitação conta a parceria da Escola de Gestão Pública do Ceará (EGPCE) e acontece na regional do Detran-CE, em Juazeiro do Norte, distante 491 Km de Fortaleza.

Com carga horária de 80h e dividido em duas turmas presenciais, a capacitação conta com a participação de servidores dos Demutrans do Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Porteiras, Caririaçu, Milagres, Assaré, e Sest Senat, e a conclusão está prevista para janeiro de 2022.

O objetivo maior é proporcionar a comunicação e convivência efetivas entre cidadãos surdos, que buscam os serviços das entidades públicas, e seus funcionários. Dessa forma, o público poderá ser atendido com a mesma presteza que os cidadãos ouvintes, possibilitando a plena vivência da própria autonomia.

O curso tem início exatamente no mês em que é comemorado o movimento Setembro Surdo, por ser o período marcado por diversos eventos da comunidade surda. Eles são voltados para a conscientização sobre a acessibilidade e a comemoração das conquistas obtidas ao longo dos anos.

O diretor de Educação do Detran-CE, Ubiratan Teixeira, considera que “o Detran do Ceará tem interesse em formar pessoas que atendam a sociedade de forma plena, em que a inclusão não seja apenas teórica, e sim prática, com oportunidades para todos”.

Fonte: Governo Estadual do Ceará

Publicidade

Leia também