Ceará registra os dois primeiros casos da variante Mu em mulheres que viajaram à Colômbia

Publicidade

O Ceará registrou dois casos da variante Mu, originalmente encontrada na Colômbia, em duas mulheres que moram em Fortaleza. Ela têm idades de 45 e 47 anos, e tomaram uma dose da vacina contra a Covid-19. Ambas tem histórico de viagem para a Colômbia. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (15) pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).

Segundo rastreamento, as duas mulheres desembarcaram na capital cearense em 6 de julho com sintomas gripais, foram a unidades de saúde e cumpriram autoisolamento durante a infecção.

Os dois casos da variante Mu foram identificados pela Rede Genômica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) e o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as variantes de interesse são mutações que devem ser observadas pelo potencial de transmissão ou escape de anticorpos, mas ainda não são consideradas variantes de preocupação, como é o caso da Alfa (Reino Unido), Beta (África do Sul), Gama (Brasil) e Delta.

Fonte: G1/Ceará

Publicidade

Leia também