Cinco alimentos que ajudam a combater a celulite

Infelizmente, a celulite é um problema que afeta a grande maioria das mulheres – de todos os tamanhos e formas.

Além, das sugestões de tratamentos estéticos que as clínicas disponibilizam, a BodyConcept revelou num comunicado enviado às redações uma lista de ingredientes e substâncias que ajudam a atenuar o problema que afeta a derme.

Cinco alimentos que combatem ativamente a celulite, de acordo com a BodyConcept:

Centelha asiática

“Também conhecida como gotu kola, é uma planta que melhora a estrutura do tecido conjuntivo, reduzindo os nódulos de celulite e aliviando a retenção de líquidos. Ao mesmo tempo, ajuda a fortalecer as células das paredes dos vasos, promovendo a circulação dos membro inferiores”, refere o comunicado da marca de saúde e beleza.

Ananás

“O talo do ananás contém grandes quantidades de bromelaína. Esta, ao dividir as proteínas grandes que envolvem o tecido celulítico, facilita a sua eliminação, podendo digerir mil vezes o seu peso e proteínas. Outra propriedade do ananás que ajuda no combate a celulite é a sua função anti-inflamatória”.

Chá verde

“Ajuda a reduzir os sinais da celulite, já que aumenta de forma eficaz o gasto energético e também a perda de peso”, pode ler-se no artigo.

Ginkgo biloba

“Planta de origem chinesa que já existia no tempo dos dinossauros. O seu extrato é rico em flavonoides que melhoram a microcirculação, por possuírem substâncias vasoprotetoras, ação vasodilatadora, propriedades anti-inflamatórias, anti-edema e anti-radicais livres, que aumentam a perfusão de oxigénio nos tecidos”.

Castanha da Índia

“As suas cumarinas e flavonoides apresentam uma ação protetora vascular, possuem propriedades anti-inflamatórias e vasoativas, estimulam a circulação e auxiliam na eliminação das toxinas subcutâneas”, conclui a BodyConcept.

Fonte: Notícias ao Minuto

Lote com 300 mil doses da CoronaVac será distribuído a 55 municípios do Ceará, diz secretário

As 300 mil doses da vacina CoronaVac, recebidas nesta quinta-feira (23), serão distribuídas a 55 municípios do Ceará que precisavam concluir a imunização da população adulta contra a Covid-19. As doses serão utilizadas para primeira (D1) e segunda (D2) aplicações de 150 mil pessoas.

As informações foram divulgadas pelo secretário da Saúde do Estado, Marcos Gadelha, durante coletiva de imprensa, nesta tarde, na Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), em Fortaleza. O lote adicional foi comprado pelo Estado diretamente com o Instituto Butantan.

A previsão é que todas as vacinas sejam distribuídas em até cinco dias. A Secretaria do Estado (Sesa), até o presente momento, ainda não divulgou a lista das cidades que receberão as doses.

Fonte: Diário do Nordeste

Em live, Juazeiro apresenta o plano de retorno às aulas presenciais no município

Em solenidade realizada na manhã desta quinta-feira, 23, a Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Educação, apresentou o Plano de Retorno Seguro às aulas presenciais. O momento foi transmitido pelos canais do município, através de uma live.

O Plano, que foi apresentado pela titular da pasta, Pergentina Jardim, foi elaborado a partir das discussões do Comitê Municipal de Retorno Seguro, que conta com a participação de 23 membros, representando diversos segmentos da sociedade. “O Plano prioriza a segurança e, sobretudo, a vida”.

O documento trata de pontos específicos relacionados à governança, ao administrativo-financeiro, protocolos sanitários que devem ser implantados e seguidos nas unidades escolares, bem como orientações pedagógicas e gestão de pessoas envolvidas no processo.

Pergentina explicou que o retorno gradual acontecerá por etapas e em forma de rodízio. A primeira fase, que acontecerá durante todo o mês de outubro, envolve a flexibilização de atividades presenciais nas unidades escolares, conforme a portaria 30/2021, publicada pela Seduc no Diário Oficial do Município, em 14 de setembro.

A previsão de avanço para a segunda etapa será no dia 3 de novembro, onde inicialmente, retornarão as turmas do Infantil V, 5° ano, 9° ano e EJA, obedecendo o cronograma de escalonamento.

Após 15 dias, a terceira etapa inicia com as turmas da segunda fase, acrescentando o Infantil IV, 2° ano e 7° ano.

Conforme o monitoramento e avaliação, e de acordo com os dados epidemiológicos apontados no município, ocorrerá o avanço para a 4ª fase, onde todas as etapas serão contempladas, com exceção do infantil I,II,III.

Na oportunidade, foi realizada, ainda, a entrega simbólica de kits sanitizantes às escolas, contendo máscaras, pulverizador, álcool gel, colchonete, protetor facial transparente, termômetro e tapete sanitizante.

Nas unidades escolares ocorreram adequações para higienização e melhoria nas estruturas gerais, sendo que 11 escolas estão passando por manutenções. “O município também tem investido na formação dos gestores para essa nova etapa que se inicia na Rede Municipal de Ensino”, acrescenta a gestora da educação.

Confira, na íntegra, o Plano de Retorno Seguro às aulas Presenciais disponível abaixo.

 

Passo a Passo do Plano de Retorno gradual às aulas Presenciais no Município de Juazeiro do Norte:

 

O retorno, de forma gradual, será dividido pelas seguintes fases:

1ª fase: flexibilização de atividades presenciais nas unidades escolares, conforme a portaria 30/2021 (durante o mês de outubro);

2ª fase: A previsão é que no dia 3/11 ocorrerá o retorno gradual com as turmas do Infantil V, 5º ano, 9° ano e Eja;

3ª fase : Após 15 dias, as turmas da segunda fase, acrescentando as turmas Infantil IV, 2° ano e 7° ano.

4ª fase: Todas as etapas, exceto o Infantil I, II, III.

 

Carga horária presencial e remota para os alunos:

Rodízio: Obedecendo os percentuais de 50% a 100%, conforme o espaço da sala de aula, mantendo o protocolo de distanciamento.

Infantil : Carga horária – (Escalonamento das Turmas A/B/C) dois dias de atividades presenciais e 3 dias de atividades domiciliares.

Fundamental anos iniciais: Escalonamento das turmas em A/B sendo três dias presenciais e dois dias remotos.

Ensino Fundamental anos finais – ( Escalonamento das turmas A/B de forma semanal). Obedecendo o horário escolar normal.

Exemplo: TURMA A: 1ª semana de atividades presenciais e na 2ª semana atividades impressas.

TURMA B: 2ª semana presencial e na 3ª semana atividades impressas.

EJA : turma única 100% presencial.

Turmas de tempo integral terão o rodízio por turno (Turma A, pela manhã, Turma B, à tarde).

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte

Secretaria Judiciária do Crajubar reduz pela metade tempo de análise processual

A Secretaria Judiciária do Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha (Sejud Crajubar) aprimorou os serviços à população caririense, após a reestruturação da Unidade, em março deste ano. A análise dos processos, desde sua entrada, até a confecção de todos os expedientes, é feita no prazo máximo de 60 dias. Antes, levava cerca de 120 a 150 dias. Com isso, a quantidade de atos judiciais nas filas para cumprimento diminuíram. Os cíveis passaram de 9.714, em março deste ano, para 5.682, neste mês de setembro. Os criminais foram de 2.966 para 2.780.

A reformulação da Sejud Crajubar está fundamentada em dois pilares: a especialização das supervisões (Cível, Criminal e Juizados especiais) e a simplificação dos processos de trabalho (concentração das atividades de análise e emissão). A Unidade é responsável pelos expedientes administrativos das Varas de Crato, Juazeiro e Barbalha, deixando para os gabinetes dos juízes a realização de audiências e julgamentos.

“Esses pontos representaram uma ruptura do modelo de trabalho anterior, em que as supervisões eram divididas por atividades e o processo passaria, em regra, por dois servidores para efetivação dos atos judiciais. Atualmente, as supervisões estão especializadas conforme a natureza do processo e apenas um servidor faz todas as atividades, análise e emissão, necessárias à efetivação do ato judicial. Após um breve período de adaptação dos servidores à nova sistemática de trabalho, percebemos grande evolução nas filas de análise, urgência, audiências e prazos das supervisões Cível e Criminal, seja com a redução do tempo de entrada e saída dos processos, seja com a redução do número de ações. Importante destacar a ampliação do rol de matérias atendidas pelas coordenadorias de urgência, a exemplo de todos os feitos de competência do Juízo da Infância e Juventude, possibilitando maior celeridade aos processos”, explicou o diretor da Sejud Crajubar, juiz Renato Esmeraldo Paes.

O processo de reestruturação também priorizou o atendimento aos jurisdicionados, advogados, defensores públicos e membros do Ministério Público, realizado sob os formatos presencial, depois da diminuição dos casos de Covid-19 no Estado, por e-mail, WhatsApp e balcão virtual, com elevado grau de satisfação dos usuários. Também contemplou a Seção de Malote, responsável pelas atividades de envio e retorno de correspondências por meio físico. Foi destinado ainda, um servidor específico para a confecção de precatórios e Requisição de Pequeno Valor (RPV), proporcionando maior agilidade no envio dos expedientes.

IMPLEMENTAÇÃO DE OUTROS PROJETOS

Os próximos projetos previstos para implementação na Sejud Crajubar envolvem a exclusão da distribuição dos mandados pelos servidores da Unidade, atividade que passará a ser realizada pelas Centrais de Mandados das Comarcas de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. “A iniciativa possibilitará maior eficiência na distribuição dos mandados e rapidez na confecção desses expedientes”, afirmou o juiz Renato Esmeraldo. Também serão ampliadas as atribuições da Seção de Malote, que contemplará as atividades de envio e recebimento de correspondências e expedientes sob os formatos físico e digital, e a intensificação da capacitações dos servidores.

Juazeirense, primeira-dama Onélia Santana deve receber título de cidadã fortalezense na Câmara

Vereadores de Fortaleza aprovaram nesta quinta-feira (23) um projeto de decreto legislativo para conceder à primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, o título de cidadã fortalezense. A proposição do vereador Léo Couto (PSB) foi lida em plenário e segue para as comissões. Onélia é natural de Juazeiro do Norte, na região do Cariri.

Na justificativa, o parlamentar que propôs o título à primeira dama argumenta que o trabalho de Onélia na vida pública “é exemplar no Ceará, possuindo relevantes e reconhecidos serviços prestados ao povo fortalezense”.

Léo Couto justifica ainda que a esposa do governador Camilo Santana tem destaque em trabalhos que priorizam o “desenvolvimento infantil e na compreensão de priorizar os investimentos na criança para a construção de uma sociedade melhor”.

Onélia Santana é idealizadora do Programa mais Infância do Governo do Estado do Ceará e Presidente do Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil do Ceará.

Fonte: Diário do Nordeste

Com fiscalização do Demutran, mais de 300 veículos foram abordados e 59 apreendidos em Juazeiro do Norte

Por Yago Pontes / Agência News Cariri

Em nota divulgada pela Prefeitura, o Departamento Municipal de Trânsito de Juazeiro do Norte abordou mais de 300 veículos, com  59 apreensões por irregularidades através de blitz de fiscalização, em vários pontos da cidade, com  apoio da Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana.

O diretor do Demutran, Edinaldo Moura, informou que as ações devem ser contínuas, com blitz itinerantes, abrangendo vários pontos da cidade, além da fiscalização de rotina, promovida pelo Demutran de Juazeiro.

De acordo com as informações divulgadas, nas últimas horas, as abordagens foram intensificadas a partir de solicitações da própria população. as reivindicações do público apontam para um elevado número de motocicletas furtadas, assaltos com uso de motos e descumprimento das regas de trânsito.

As blitz têm o objetivo de inibir condutores não habilitados, roubos e assaltos, bem como a circulação de veículos irregulares.

*Com informações da ASCOM da Prefeitura de Juazeiro do Norte

 

 

Centec oferta 270 vagas em cursos superiores gratuitos em Juazeiro do Norte e Quixeramobim

A partir desta sexta-feira (24), as Faculdades de Tecnologia (Fatec) do Instituto Centec estarão com inscrições abertas para o vestibular on-line 2022.1. São 270 vagas em cinco cursos superiores gratuitos em Juazeiro do Norte e Quixeramobim. As inscrições, no site www.centec.org.br , vão até o dia 15 de novembro.

Na Fatec Cariri, em Juazeiro do Norte, são ofertados os cursos superiores de Tecnologia em Alimentos; Irrigação e Drenagem; Saneamento Ambiental; e Manutenção Industrial, todos com aulas em turno integral. Já na Fatec Sertão Central, em Quixeramobim, é possível escolher entre os cursos de Tecnologia em Alimentos ou Gestão do Agronegócio, todos com aulas no período noturno.

O resultado será divulgado no dia 6 de dezembro e as aulas estão previstas para iniciar em janeiro de 2022.

Como serão as aulas?

Devido à emergência pública causada pela Covid-19, as aulas nas Fatec estão acontecendo através do ensino remoto (pela internet). Porém, os cursos superiores são prioritariamente presenciais e as aulas podem ser alteradas a qualquer momento para o formato híbrido ou presencial de acordo com o contexto da pandemia nas regiões do Sertão Central e Cariri.

Portanto, os candidatos interessados devem possuir disponibilidade para assistir aulas presenciais em Quixeramobim ou Juazeiro do Norte, a depender do curso escolhido.

Seleção

50% das vagas são reservadas para estudantes que cursaram o Ensino Médio integralmente em escolas públicas municipais ou estaduais, por autodeclarados pretos, pardos e indígenas; e 3% para pessoas com deficiência.

Sobre as Fatecs

O Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) mantém as Faculdades de Tecnologia por meio de um contrato de gestão com a Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). Elas oferecem cursos técnicos de nível médio, cursos superiores de tecnologia e pós-graduação lato sensu e são credenciadas ao Ministério da Educação (MEC).

FATEC SERTÃO CENTRAL

Endereço: Av. Geraldo Bizarria de Carvalhos s/n, Km2 – Distrito Industrial, Quixeramobim. Telefone: (88) 3441-1320

E-mail: fatec_scvestibular@centec.org.br

 

FATEC CARIRI

Endereço: Rua Amália Xavier de Oliveira, s/nº – Triângulo, Juazeiro do Norte. Telefone: (88) 3566-4051

E-mail: fatec_cariri@centec.org.br

 

Fonte: Governo Estadual do Ceará

Positividade de testes de Covid-19 no Ceará é a menor desde o início da pandemia, segundo IntegraSUS

No início deste mês de setembro, entre os dias 5 e 11, o Ceará registrou o menor número de testes que resultaram positivo para a Covid-19 desde a primeira onda da pandemia. O dado consta no IntegraSUS e, tecnicamente, se refere à 36ª semana epidemiológica, que analisou 5.806 testes. Desses, 93,28% (5.416) deram negativo e apenas 6,72% (390) deram positivo.

Embora a frequência da testagem tenha também diminuído nas últimas semanas — houve queda de 36,2% da semana 35 para a 36, por exemplo —, o dado aponta uma “situação confortável” da pandemia no Estado, segundo especialistas. Porém, com o afrouxamento sistemático das regras sanitárias e a presença de variantes do vírus como a Delta e a Mu, o receio é que esse cenário sofra um revés ainda esse ano, apesar dos avanços na vacinação.

Coordenador do Centro de Inteligência em Saúde do Ceará, o cientista-chefe José Xavier Neto acredita que os ciclos epidêmicos da Covid-19 estão atrelados a datas comemorativas que promovem aglomeração, especialmente, ele diz, o Carnaval.

“Não tem nenhuma indicação [ainda] que [o ciclo da doença] seja sazonal. É mais ligado ao comportamento. […] E temos certa preocupação no Estado porque já existem municípios que estão com transmissão comunitária de Delta. Como ela tem sido sugerida mais infecciosa, a gente fica preocupado com essa combinação de transmissibilidade maior e afrouxamento das medidas sanitárias pela população. Porque, será que isso vai gerar um ciclo epidêmico antes do Carnaval? É a pergunta mais relevante do ponto de vista epidemiológico”, provoca.

O número de testes feitos, bem como a demanda, tem caído nas últimas semanas no Ceará.
Legenda: O número de testes feitos, bem como a demanda, tem caído nas últimas semanas no Ceará. Foto: Antonio Rodrigues

Contudo, o especialista reconhece que a imunização de parte considerável da população somada ao fato de que algumas pessoas podem ainda ter certo grau de imunidade por terem sido infectadas pelo vírus contribui para barrar o alastramento das variantes. “Essas vacinações que estamos fazendo agora podem até não evitar uma [terceira] onda depois do Carnaval, mas vão limitar muito o tamanho e a duração dela”, aposta Xavier.

PREOCUPAÇÃO COM A DELTA

Reforçando a urgência em acelerar a vacinação completa, pelo menos, da população adulta, a epidemiologista Lígia Kerr, professora-titular do programa de pós-graduação em Saúde Pública da Universidade Federal do Ceará (UFC), também se diz preocupada com a combinação entre a variante Delta e o afrouxamento das medidas sanitárias.

A Delta é uma variante muito perigosa porque o vírus se multiplica muito dentro do nosso organismo. A carga viral é extremamente elevada, mais do que as primeiras variantes”, diz Lígia Kerr, epidemiologista e professora da pós-graduação em Saúde Pública da UFC

Para evitar, portanto, que a variante provoque um estouro de casos no Estado, a epidemiologista recomenda manter e reforçar medidas como distanciamento social, uso de máscara e higiene das mãos. “Se fizermos essas coisas, avançando na vacinação, poderemos impedir que a Delta provoque curvas desesperadoras [de casos da Covid-19]”, assegura.

Fonte: Diário do Nordeste

Aplicação de doses adicionais e de reforço contra a Covid-19 no CE começa nesta sexta-feira (24)

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) divulga, nesta quinta (23), a nota técnica “Administração de Dose Adicional e de Dose de Reforço de Vacinas contra a Covid-19”. O documento traz detalhes da aplicação de mais uma dose contra a doença em idosos acima de 70 anos e pacientes com grau elevado de imunossupressão que já tomaram as duas doses do esquema vacinal ou a dose única – no caso da vacina da Janssen.

Estudos mostram que algumas pessoas com alto grau de imunossupressão não têm resposta de anticorpos mesmo com a aplicação da vacina, o que justifica a vacinação com a dose adicional contra a Covid-19. O mesmo ocorre em relação ao perfil citado dos idosos, grupo populacional que possui maiores taxas de incidência e letalidade.

A aplicação da dose adicional (pessoas imunossuprimidas) e de reforço (idosos) pode começar a partir desta sexta (24) em todos os municípios cearenses. A responsabilidade de agendamento e de vacinação é de cada prefeitura municipal.

O Estado recebeu do Ministério da Saúde, na última segunda-feira (20), 33.643 doses do imunizante da Pfizer para iniciar a vacinação destas doses. Os imunizantes serão enviados para as 22 Áreas Descentralizadas de Saúde a partir desta quinta-feira (23).

Pessoas em condições de imunossupressão

Uma dose adicional será incorporada ao esquema vacinal primário para pessoas com alto grau de imunossupressão. A administração da dose deverá ser de 28 dias após a segunda dose ou da dose única, independentemente do imunizante previamente aplicado.

Idosos

Será aplicada uma dose de reforço do imunizante da Pfizer para todos os idosos acima de 70 anos, que deverá ser administrada seis meses após a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única), independentemente do imunizante aplicado anteriormente.

Fonte: Governo Estadual do Ceará