Empresa de sonorização no Crato disponibiliza vagas para Auxiliar de Montagem

Por Yago Pontes / Agência News Cariri

O Grupo Mega Som, localizado na cidade do Crato, e especializado em estruturas, sonorização, iluminação e na realização de eventos, está disponibilizando vagas para a função de auxiliar de montagem na empresa.

Os interessados devem enviar e-mail com currículo para o endereço megasomce@gmail.com, com o assunto “Vaga – Auxiliar de Montagem”.

Para mais informações,  pode-se entrar em contato através do Instagram e Facebook @Megasomce, além dos números (88) 3521.3070, (88) 99965.8391, e (88) 99355.8484

Ministro diz que foram identificados eventos adversos em adolescentes

Queiroga explica revisão de recomendação sobre vacinas de covid-19

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que uma série de motivos pesaram para que a pasta resolvesse revisar a recomendação e suspender a vacinação de adolescentes sem comorbidades.

Segundo Queiroga, foram identificados 1,5 mil eventos adversos em adolescentes imunizados. Todos eles foram de grau leve. Foi notificado um caso de morte de um jovem em São Paulo, mas o episódio ainda está sendo investigado para avaliar se a causa foi o imunizante ou não.

O ministro reclamou que, a despeito da orientação anterior para que a imunização deste público tivesse início ontem (15), já foram vacinados 3,5 milhões de adolescentes por autoridades locais de saúde.

Ele acrescentou que houve diversos casos de prefeituras que aplicaram vacinas não autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A agência só permitiu o uso da Pfizer/BioNTech para adolescentes de 12 a 17 anos. Nos registros do Ministério da Saúde, entretanto, dados enviados pelos estados mostram este público sendo imunizado com outras vacinas.

“Em relação aos subgrupos, as evidências estão sendo construídas. O NHS [SUS do Reino Unido] restringiu a vacinação nos adolescentes sem comorbidades. Aqueles que já tinham sido imunizados com 1ª dose se recomendou parar por ali”, disse Queiroga.

A secretária extraordinária de enfrentamento à covid-19, Rosana Leite, mencionou também orientação da Organização Mundial de Saúde sobre o assunto.

“A OMS não recomenda, mas sugere que pode se pensar [na vacinação de adolescentes] a partir do momento que tenha vacinado toda a população, principalmente as mais vulneráveis, com duas doses”, disse.

Perguntados se a suspensão da vacinação teria relação com a falta de vacinas, os representantes do ministério descartaram essa hipótese e afirmaram que não há problema de abastecimento de doses no país. “Não falta vacina. Será que elas foram utilizadas de forma inadvertida? Provavelmente”, sugeriu a secretária Rosana Leite.

Diante da suspensão, os adolescentes sem comorbidades que receberam a primeira dose não devem ter a aplicação da segunda dose. A orientação de interromper a imunização vale também para aqueles com comorbidades que tomaram a primeira dose da AstraZeneca ou Coronavac.

Apenas os adolescentes com comorbidades imunizados com a Pfizer/BioNTech na primeira dose podem seguir com o processo de imunização e completar o ciclo vacinal, procurando os postos para receber a segunda dose.

Fonte: AGÊNCIA BRASIL

Entenda o caso da vacinação de Wesley Safadão e Thyane Dantas; casal teve imunização facilitada irregularmente

A Sindicância da Prefeitura de Fortaleza que apurou as irregularidades na vacinação do cantor Wesley Safadão; da esposa, a influenciadora Thyane Dantas; e da produtora Sabrina Tavares Brandão, identificou que a facilitação para a imunização do cantor e da produtora fora do local previstos inicialmente, e da influencer, que sequer estava agendada, deu-se na triagem no posto de vacinação, no North Shopping Jóquei.

Nenhum dos três teve o agendamento conferido e todos foram conduzidos por dois funcionários terceirizados diretamente para o espaço de vacina, onde ocorria aplicação de dose única da Janssen. A facilitação ocorreu, conforme evidências da Sindicância, às quais o Diário do Nordeste teve acesso, por solicitação de uma servidora municipal da área da saúde.

Conforme já divulgado, a averiguação realizada pela gestão municipal resultou na instauração de Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) no caso da servidora, cujas iniciais são J. M. O. S. e os funcionários terceirizados J. L. A. F. e D. F. S. foram devolvidos à empresa de origem e não têm mais contrato com a Prefeitura.

Os terceirizados, segundo consta na Sindicância, eram responsáveis pela supervisão presencial e pelo apoio na triagem no shopping onde ocorria a vacinação.

A servidora envolvida não fazia parte da equipe de vacinação neste posto, mas teria atuado ligando para uns dos terceirizados no dia da imunização do casal e da produtora.

Com base nos depoimentos, nas imagens das câmeras de segurança fornecidas pelo shopping e no registro de conversas em aplicativos, os documentos da Sindicância traçam um passo a passo do dia da ocorrência.

CONFIRA REGISTROS INDICADOS NA SINDICÂNCIA:

  • Nome: Wesley Oliveira da Silva

Data de nascimento: 06/09/1988
Data de cadastro: 08/06/2021
Data de agendamento: 08/07/2021
Local: Centro de Eventos do Ceará – Salão Taíba, 12h
Data de atendimento: 08/07/2021, 10h09min
Vacina tomada: Janssen
Lote: 211A21A

  • Nome: Thyane Dantas Oliveira

Data de nascimento: 18/02/1991
Data de cadastro: 23/06/2021
Data de agendamento: Não houve
Data de atendimento: 08/07/2021, 10h10min
Vacina tomada: Janssen
Lote: 211A21A

No dia 8 de julho, conforme indicado na averiguação da Prefeitura, 17 pessoas estavam escaladas e integravam a equipe de vacinação no local. O terceirizado D. F. S. era o supervisor da imunização. O outro, J. L. A. F., integrava a equipe da triagem.

Antes de Wesley e as demais pessoas que o acompanhavam chegarem ao local, foi informado à equipe, segundo depoimentos, que o supervisor e o terceirizado da triagem seriam os responsáveis por receberem as pessoas que estivessem com a vacina agendada, mas não fosse para aquele posto, como ocorreu com Wesley. Foi indicado, segundo os depoimentos, que esse procedimento seria aceito ainda que o agendamento fosse para outro lugar, contudo, esses casos seriam separados na triagem.

PROCESSO DE VACINAÇÃO TEM 3 ETAPAS: 

  • Triagem: etapa na qual, dentre outros, deve ser checado se a pessoa está cadastrada, está na lista, devem ser conferidos documentos como RG e CPF, se faz parte do público-alvo em questão, e entrega do comprovante de residência.
  • Registro: após a triagem, o público é encaminhado para que as informações sejam inseridas no sistema digital, é confeccionado o cartão de vacina e há encaminhamento para a fila da vacina.
  • Vacinação: devem ser conferidas as informações que constam no cartão com a pessoa a ser vacinada, com ênfase nas relacionadas às questões de saúde.

Conforme a Sindicância, mesmo sem a triagem inicial, Wesley, Thyane e Sabrina foram conduzidos para a segunda etapa. Nesse processo, tanto a registradora das vacinas, como a aplicadora, em depoimento à Sindicância explicam o procedimento realizado, e informaram que como eles haviam passado pela triagem, não desconfiaram de irregularidades.

As pessoas ouvidas também mencionam que, por serem figuras públicas, houve um certo deslumbramento com a presença dos dois. Além disso, ao menos dois depoimentos reiteram que, no caso de Thyane, a mesma confirmou ter 31 anos, mesmo a idade verdadeira sendo 30 anos.

Nesta quarta-feira (15) o Diário do Nordeste tentou contato com os três profissionais apontados na sindicância como sendo os responsáveis pela facilitação do acesso à vacinação. Os dois terceirizados não quiseram se pronunciar sobre o assunto. Já a servidora não atendeu às ligações. A assessoria de Wesley Safadão informou que o cantor não irá comentar o caso.

O QUE DISSERAM OS INVESTIGADOS À SINDICÂNCIA?

D. F. S., supervisor do centro de vacinação  no momento da vacinação de Wesley e Thyane, foi ouvido ao menos duas vezes pela sindicância. No dia 9 de julho e no dia 11 de agosto. Na hora da ocorrência, ele estava ajudando na triagem.

Em depoimento, informou que foi conferida a documentação necessária de apresentação do envolvido e não foi checada a documentação de Thyane. Ele visualizou o comprovante de agendamento no celular do Wesley, mas, segundo ele, “devido à alta demanda no local não foi possível verificar no Vacine Já o local de agendamento”.

Nesse primeiro momento, D.F.S informou que a presença do Safadão não estava prevista no equipamento e não associou de forma imediata tratar-se de uma figura pública.

Ele sustenta o argumento que o local estava lotado. Contudo, essa afirmação é contestada pela sindicância a partir dos demais depoimentos e das imagens do local. D.F.S disse ainda não ter conhecimento sobre a vacinação da produtora, Sabrina.

Já no dia 11 de agosto, ele reafirmou que o fluxo estava intenso na chegada de Wesley e reiterou que o deixou entrar no local, pois ele estava agendado. Mas, segundo o supervisor, informou que a acompanhante deveria aguardá-lo fora do centro de vacinação, mas ela teria acompanhado Wesley. Ele acrescentou que em nenhum momento foi realizada a checagem do agendamento de Thyane.

Embora tenha dito que não reconheceu, a princípio, tratar-se de uma figura pública, D. F. S., assim como o outro terceirizado, relatam ter feito fotos com Wesley na saída.

Já o outro terceirizado afastado, J. L. A., foi ouvido nos dias 26 de julho e 11 de agosto. Ele informou que o fluxo de usuários era baixo no local no momento da vacinação de Wesley.

Na sindicância, o depoente foi confrontado com imagens das câmeras de segurança. J. L. A., segundo registros dos documentos, conduz Sabrina à vacinação, mas em depoimento ele diz não se recordar o motivo de ter convidado Sabrina para o setor de vacinação. Também afirmou não se lembrar porque ela não passou pela triagem e foi direto para o registro.

O terceirizado J. L. A. foi quem disse ter recebido uma ligação da servidora J. M. O. S., para que pessoas fossem vacinadas sem passar pela triagem.

Em depoimento no dia 13 de agosto, a servidora J. M. O. S., que atua no setor de imunização da Coordenadoria Regional de Saúde III, disse que no dia 8 de julho recebeu uma ligação de uma usuária que queria informações sobre qual procedimento deveria ser feito se perdesse o dia vacinação e que a mesma pessoa ligou novamente depois perguntando onde encontrava o terceirizado J. L. A.

A servidora, conforme os documentos, informou ainda que ligou para ele dizendo que “um pessoal iria procurá-lo” e que ele disse que poderia encaminhar para o shopping. Ela afirmou não ter relação de amizade com ele e que esta teria sido a primeira vez que ligou para J. L. A.

APURAÇÕES CONTINUAM

A Sindicância da Prefeitura apurou as responsabilidade administrativas, mas tanto o casal quanto a produtora do cantor, Sabrina Tavares, são investigados também pela Polícia Civil do Ceará após a abertura de um inquérito na Delegacia de Combate à Corrupção (Decor), e Thyane e Wesley são alvo de apurações do Ministério Público do Ceará (MPCE).

O resultado da sindicância aponta que agentes públicos poderão responder criminalmente por corrupção passiva privilegiada, conforme o Código Penal, caracterizado quando o funcionário público pratica ato de ofício com infração do dever funcional atendendo a pedido ou influência de terceiro.

Os fatos apurados e as provas colhidas na esfera administrativa pela Prefeitura devem ser comunicadas tanto à Polícia Civil quanto ao MPCE.

Fonte: Diário do Nordeste

Senac Crato realiza I Mostra de Interculturalidade com aluna da Tailândia

Uma oportunidade de conhecer um pouco sobre a cultura de outro País, para, então, despertar o desejo de aprender um novo idioma. É com esse propósito que o Senac Crato promove nesta sexta-feira, 17, a I Mostra de Interculturalidade – Cariri e Tailândia. O evento é gratuito e acontece de forma presencial, na unidade, a partir das 18 horas.

Voltado para estudantes de escolas públicas e privadas de Ensino Fundamental II e Médio, e estudantes de letras e idiomas, o evento vai contar com a presença da jovem intercambista Kim, que veio da Tailândia para morar no município Várzea Alegre e se dispôs a vir ao Senac fazer essa integração cultural.

Kim vai apresentar a cultura da Tailândia, através de comidas típicas, costumes, encenação de um importante festival de pistola de água que representa o ano novo tailandês, além de desfile de trajes típicos e tradicionais do País.

Os alunos do Senac também participam, apresentando músicas da região, comidas típicas, eventos tradicionais e documentário de moda e dos museus orgânicos que representam parte da cultura cearense.

“Será um grande momento de troca de vivências e experiências entre as duas culturas. Esperamos, com isso, despertar os jovens para a importância de dominar um segundo idioma, a relevância da língua inglesa para a carreira profissional e para conhecer culturas, além, claro, sobre a importância da interculturalidade e da cidadania global”, ponderou Cristiano Saraiva, gerente do Senac no Cariri.

A Mostra terá ainda uma apresentação do professor de idiomas do Senac, Franzé Costa, que apresentará os tipos de cursos de idiomas do Senac e seus diferenciais; e da American Field Service (AFS), organização não-governamental internacional responsável pelo intercâmbio da aluna da Tailândia, que abordará os detalhes sobre a importância dos intercâmbios e voluntariado internacional.

Serviço
I Mostra de Interculturalidade – Cariri e Tailândia

Data: Sexta-feira, 17 de setembro
Hora: 18 horas
Local: Praça da Sé, 596 – Centro – Crato
Gratuito

Atividade econômica do Ceará tem alta de 0,36% em julho, aponta Banco Central

A atividade econômica do Ceará cresceu em julho deste ano segundo o Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR-CE), conhecido por ser uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB). De acordo com levantamento do Banco Central, o índice apresentou uma alta de 0,36% ante o mês anterior.

O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (16).

Ainda de acordo com os dados dessazonalizados do Banco Central, a atividade econômica no Estado teve uma evolução de 1,92% no período de 3 meses analisados (julho, junho, e maio) ante o trimestre anterior.

Apesar do resultado positivo, a média da atividade econômica na Região Nordeste foi superior em relação ao dado mensal. Em julho, a soma dos desempenhos de Ceará, Bahia e Pernambuco teve crescimento de 0,44% em julho de 2021 ante junho de 2021

Já em relação ao período de três meses, a prévia do PIB do Nordeste teve alta de 1,39%, puxada pelos resultados de Ceará e Pernambuco (1,94%). A Bahia também registrou alta, mas de 1,07%.

RESULTADO GERAL

Na série observada, sem considerar as sazonalidades do período, a atividade econômica cearense apresentou crescimento de 3,01% em julho deste ano na comparação com igual período de 2020.

No acumulado de 2021, considerando o período de janeiro a julho, a atividade econômica do Ceará medida pelo IBCR-CE apresentou um crescimento de 4,53%.

Fonte: Diário do Nordeste

Com cidades com estoque de AstraZeneca zerado no Ceará, Camilo anuncia chegada de 36 mil doses

O Ceará recebe, nesta quinta-feira (16), dois novos lotes de vacinas contra a Covid-19, com mais de 140 mil doses. A informação foi divulgada pelo governador Camilo Santana (PT) por meio das redes sociais. Contudo, são apenas 36 mil doses da Astrazeneca, imunizante que está em falta ou acabando para a segunda dose em diversos municípios do Ceará.

Pelo menos oito cidades já confirmaram o fim do estoque dessa vacina para aplicação de D2: Eusébio, Caucaia, Sobral (onde falta desde sábado), Cruz, Horizonte, Monsenhor Tabosa, Pacatuba e Quixeramobim.

Outras estão na iminência de interromper o processo. Em Aracati, o estoque está “praticamente zerado”, segundo a Prefeitura. Já em Aratuba, a Secretaria Municipal de Saúde disse que as disponíveis não devem ser suficientes para contemplar todos os agendados até amanhã (17).

As gestões municipais informaram que aguardam a distribuição de mais doses para dar seguimento à campanha.

Conforme Camilo, a primeira carga desta quinta contém 104.130 doses do imunizante Pfizer e deve chegar às 10h30. Já a segunda, prevista para as 17h, tem 36 mil doses da vacina AstraZeneca. As duas devem ser ministradas como segunda dose (D2).

Ainda conforme o chefe do Executivo cearense, o Estado aguarda novos lotes de AstraZeneca para completar a aplicação de D2 na população.

PARALISAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO DA ASTRAZENECA

A distribuição do imunizante da empresa, produzido em parceria com a Universidade de Oxford, havia sido paralisada por duas semanas no País em razão do atraso do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), um dos ingredientes da substância.

No sábado (11), contudo, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) comunicou que as entregas de vacinas seriam retomadas a partir desta semana. Nessa terça-feira (14), a instituição entregou lote com 1,7 milhão de doses ao Ministério da Saúde, as quais seriam entregues “nos próximos dias”.

Conforme previsão da Pasta, Estados e municípios receberão 13,8 milhões de doses de Astrazeneca até o dia 30 de setembro. De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), as vacinas serão direcionadas à D2 da população atendida com remessa enviada no último dia 2 de julho.

OUTROS LOTES

Na segunda-feira (13), uma remessa com 231.660 doses de vacinas da Pfizer chegou ao Ceará. Os imunizantes serão usados para aplicação de primeira dose (D1), segundo anunciou o governador.

Fonte: Diário do Nordeste

Em discurso nesta quinta (16), Camilo Santana acusa oposição de ser “raivosa” e “individualista”

O governador Camilo Santana (PT) disparou fortes críticas contra a oposição no Ceará nesta quinta-feira, 16. Em pronunciamento durante a inauguração da Escola de Ensino Médio Hilza Diogo de Oliveira, no bairro Vila Velha, em Fortaleza, o petista disse reconhecer a importância dos seus adversários, mas destacou que sempre rebaterá quem for “raivoso”, “intolerante” e “individualista”.

“Não adianta ficar fazendo zoada. Porque eu sempre digo a importância da oposição. Em todo canto é importante ter oposição e eu sou a pessoa de ter a sensibilidade e humildade de reconhecer quando nós erramos, quando preciso corrigir, avançar e melhorar. Mas essa oposição raivosa, essa oposição intolerante, que só pensa nela, que é individualista, que não pensa no povo do Ceará e de Fortaleza, essa oposição nós rebateremos sempre”, disse Camilo.

Em segundo momento, o governador acusou a oposição de disseminar, diariamente, fake news em suas redes sociais. “Todo dia é fake news nas redes sociais do governador, todo dia. E eu digo a eles que a minha resposta é continuar trabalhando cada vez mais pelo povo de Fortaleza do Ceará. Me desculpa o desabafo, mas é impressionante”, completou o petista.

Ainda sobre o assunto, o chefe do Executivo estadual pediu que, ao invés dos ataques, seus adversários procurassem “construir uma vida política com honestidade, debate e seriedade”. “Essa é a forma de fazer política”, concluiu.

No evento, Camilo esteve ao lado de apoiadores políticos, entre eles o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão (PDT) e sua vice, Izolda Cela, ambos cotados como possíveis candidatos à sua sucessão em 2022.

Fonte: O POVO