LOGO-NEWS-CARIRI

Enquanto Brasil vive onda de frio, Ceará chega a registrar quase 40ºC em julho

Publicidade

O estado costuma contabilizar máximas expressivas após o fim da quadra chuvosa.

O Ceará registrou 39,1º C no município de Redenção, na macrorregião do Maciço de Baturité, a temperatura mais alta de julho. A máxima foi contabilizada no último domingo (25), conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

O calor no estado contrasta com a onda de frio que o Brasil passa nesta semana, principalmente no Sudeste e Sul — onde pode nevar. O fenômeno meteorológico, inclusive, pode derrubar a sensação térmica para -25°C no Sul.

Outros municípios como Barro, no Cariri, e Jaguaribe, na Jaguaribana, também registraram temperaturas expressivas em julho, como 38,4ºC e 38,1ºC, respectivamente. Nesta quarta-feira (28), a máxima foi anotada em Jaguaruana, com 36,3ºC.

A Funceme explica que, com a redução das chuvas no segundo semestre, é comum a elevação das temperaturas máximas médias no Ceará. Os meses de setembro, outubro e novembro, inclusive, costumam ser os mais quentes do ano no estado e no Nordeste como um todo.

De acordo com o órgão, além das temperaturas elevadas, é comum ainda uma maior sensação de calor nesta época. Se a temperatura aumenta, reduz a umidade relativa do ar, assim as tardes quentes, principalmente no sertão, vêm acompanhadas de tempo seco.

Previsão do tempo

 

A Funceme também informou que a previsão do tempo para esta quarta aponta céu variando de poucas nuvens a parcialmente nublado em todas as regiões do Ceará.

Já nesta quinta-feira (29), pela madrugada e manhã, o céu deve variar entre parcialmente nublado e claro em todas as regiões e com possibilidade de chuva na faixa litorânea. No restante do dia, predomínio de céu claro.

A sexta-feira (30) deve apresentar, pela madrugada e manhã, também céu variando de parcialmente nublado a claro no Ceará inteiro; e predomínio de céu claro ao longo do dia.

Fonte: G1/Ceará 

Leia também

TV News Cariri

Publicidade

D11A263B-75AC-4AE9-BD5D-7AF9BC13F183
9FCD55DA-241A-4142-B7BD-393AC64E7B57

Contatos:

E-mail : nnewscariri@gmail.com

Últimas