Biblioteca patrocinada pela Cagece é inaugurada nesta quinta-feira (29), em Itapipoca

Publicidade

Cagece é uma das patrocinadoras do Territórios da Leitura, que busca democratizar o acesso à leitura para transformação social

Como forma de fomentar o incentivo e acesso à leitura no estado, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) está patrocinando o projeto “Territórios da Leitura”, que após um ano de implementação, chega à cidade de Itapipoca. A empresa, que junto a outros parceiros patrocina o projeto, está apadrinhando o equipamento da escola Dr. Pericles Fernandes Teixeira (1º ao 5º ano), localizada no município. O espaço será inaugurado nesta quinta-feira (29), às 10h para um público reduzido e contará com a presença da diretora de Mercado da companhia, Cláudia Caixeta e do prefeito Felipe Pinheiro.

Junto a revitalização de outra biblioteca que também acontece no município, os dois espaços somam, ao todo, mais de 500 novos livros, 40 jogos educativos, sete computadores, mesas de leitura, cadeiras, pufes e móveis planejados. Cada biblioteca recebeu também um aparelho de ar-condicionado e uma smart tv. O objetivo do projeto é que os locais sejam um ponto de conhecimento, encontro, afetos e construções de vínculos a partir do livro.

Além das mudanças estruturais, o corpo docente dessas escolas está recebendo oficinas e consultoria pedagógica na área da leitura e literatura. Ainda como atividade formativa, os alunos poderão participar de oficinas, contações de histórias, tertúlias e clubes literários de agosto a novembro, no intuito de melhorar suas proficiências em leitura e fortalecer suas habilidades de escrita e de argumentação.

Saiba Mais

Lançado em 2020, o projeto já beneficiou o município de Maranguape, entregando uma biblioteca escolar de alto padrão na Escola Municipal Deputado Manoel Rodrigues. Também foram realizadas atividades online de formação para estudantes e professores, entre oficinas e contação de histórias. Um dos seminários realizados para âmbito nacional obteve mais de 2 mil inscritos e o alcance superior a 3 mil visualizações.

O projeto é uma realização da Invento Produções Culturais, da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo, com patrocínio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e do Grupo Dass, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Serviço

Inauguração da Biblioteca Dr. Pericles Fernandes Teixeira – em Itapipoca
Onde: Facebook da @prefeituradeitapipoca

Publicidade

Leia também